Nitrogegio

382 palavras 2 páginas
Introdução

Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto.
É produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é nitrogênio puro, é um estado líquido.
No presente trabalho abordaremos o nitrogênio líquido através de um gráfico comparando o nitrogênio líquido e a temperatura ambiente e seus respectivos resultados.

Procedimento teórico

Foi adicionado nitrogênio liquido a um termômetro de mercúrio, e foi observado que houve a variação de temperatura devido à baixa temperatura do nitrogênio e a pressão foi alterada, assim sendo, a altura da coluna de mercúrio irá variar, e é essa variação que denotará a pressão modificada com a diferença de temperatura.

Materiais utilizados.
Nitrogênio liquido
Recipiente para armazenar o nitrogênio líquido.
Vidraria com mercúrio á vácuo.
Papel milimetrado
Caneta.
Termômetro.

Procedimento prático.
Primeiramente, foi colocado o papel milimetrado atrás da coluna de mercúrio, e a temperatura ambiente foi medido quantos milímetros era a diferença nas colunas. Depois foi depositado o nitrogênio líquido no recipiente de isopor, com cuidado, uma vez que a temperatura do mesmo é de aproximadamente -196 ºC e em contato com a pele pode causar queimaduras pela diferença de temperatura. E assim, colocou em contato com a vidraria que continha mercúrio, após um tempo, notou-se que as colunas haviam diminuído a diferença entre si.
Discussão
Com o resfriamento da vidraria com o nitrogênio liquido, notou-se que a coluna de mercúrio havia diminuído sua diferença. Uma das medidas mais conhecidas hoje em dia de pressão, é o milímetro de mercúrio (mmHg). A pressão atmosférica em mmHg é de

Relacionados

  • trabalho de quimica
    345 palavras | 2 páginas
  • quimica
    345 palavras | 2 páginas
  • HST III PRESSÕES HIPERBARICAS
    1580 palavras | 7 páginas
  • resgate veicular
    26595 palavras | 107 páginas