Nitrog nio e sua import ncia no dia a dia

623 palavras 3 páginas
Nitrogênio e sua importância no dia a dia
O nitrogênio é um dos componentes vitais para a vida. Sua importância se deve aos aminoácidos, proteínas, DNA e RNA fornecidos. O DNA e o RNA são materiais genéticos que contêm informações determinantes dos caracteres hereditários transmissíveis à descendência.
O nitrogênio compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar, e sim na forma de amônia solúvel em água ou na forma de nitrato, nas quais é convertido por bactérias.
Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia.
Algumas plantas absorvem diretamente essa amônia.
As bactérias transformam a amônia em nitritos e em seguida em nitratos, que as plantas usam para os compostos como as proteínas, DNA e RNA.
Ao comerem as plantas, os animais herbívoros acabam absorvendo nitrogênio. Os animais carnívoros, ao comerem os herbívoros, também absorvem nitrogênio, assim como toda a cadeia alimentar.
Quando os animais e plantas morrem, certas bactérias e fungos, também chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrogênio em gás

Uso de nitrogênio em proteínas As proteínas são formadas por unidades menores chamadas de aminoácidos. Os aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Então, para que as proteínas possam ser sintetizadas são necessários esses elementos químicos, incluindo o nitrogênio. A importância da síntese proteica para a vida é a seguinte: todos os seres vivos ao nosso redor são formados por proteínas, nós somos formados por proteínas, pois as proteínas são as unidades básicas da nossa estrutura, são como "tijolos" que formam os tecidos dos organismos. Além disso, elas também têm função hormonal, de defesa, de catalisar (acelerar) reações químicas dentro de nosso corpo, etc. Como podemos perceber, as proteínas são muito importantes para a vida. Então, a síntese proteica (o que quer dizer a "fabricação de

Relacionados

  • Microbiologia do alimentos
    1126 palavras | 5 páginas
  • TCC final
    13354 palavras | 54 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • meio ambiente
    26820 palavras | 108 páginas