Nildo viana

Páginas: 7 (1748 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
Nildo Silva Viana (Goiânia, 6 de maio de 1965) é um sociólogo e filósofo brasileiro.

Com formação em Sociologia e Filosofia, sendo graduado, mestre e doutor em Sociologia e Especialista e Mestre em Filosofia.
Sua obra abrange alguns temas básicos, tal como a sociologia, filosofia, marxismo, sociedade contemporânea, epistemologia, violência, neoliberalismo, valores, arte, psicologia,representações cotidianas, psicanálise, autogestão social.
Representante de uma corrente crítica da sociologia, das ciências humanas, filosofia e pensamento político contemporâneo, de orientação marxista, numa versão libertária de marxismo. Karl Marx e Karl Korsch são as principais influências em seu pensamento. Seus textos partem de uma análise marxista da sociedade, enfatizando a categoria detotalidade e a luta de classes como principais recursos heurísticos para a pesquisa engajada no processo de transformação social.
Breve Biografia
Nildo Viana nasceu em Goiânia. Ao ingressar na universidade, aderiu à militância no movimento estudantil e em grupo político de tendência autogestionária. Foi membro da Executiva Nacional de Ciências Sociais, atuou em entidades de base do Movimento Estudantil.Desde o final da década de 80 até final dos anos 90 obteve formação acadêmica em ciências sociais, sociologia, filosofia, além de ter realizado estudos e pesquisas em àreas como psicologia, psicanálise. Neste período, escreveu vários artigos para revistas políticas e acadêmicas, bem como passou, no final dos anos 90, a exercer a prática docente. A partir do final dos anos 1990 começa a publicarseus primeiros livros, sendo que hoje estão sendo reeditados, especialmente A Consciência da História, de 1997 e Escritos Metodológicos de Marx, de 1998.
Com mais de vinte obras publicadas e tendo como elemento diferencial o fato de resgatar o pensamento de Marx, numa perspectiva korschiana e conselhista - além de forte influência da psicanálise e psicologia - e elaborar teses e conceitosoriginais. Publicou mais de 70 artigos em revistas acadêmicas e políticas e é autor de vários livros, alguns esgotados (alguns estão sendo reeditados).

Principais obras
Estado, democracia e cidadania;
A consciência da História;
Escritos metodológicos de Marx;
Inconsciente coletivo e materialismo histórico;
Heróis e super-heróis no mundo dos quadrinhos;
A Esfera Artística: Marx, Weber,Bourdieu e a Sociologia da Arte
Os valores na sociedade moderna
Manifesto Autogestionário
Senso comum, representações sociais e representações cotidianas
Universo psíquico e reprodução do capital - Ensaios freudo-marxistas
O Capitalismo na Era da Acumulação Integral
Outras Publicações
A filosofia e sua sombra;
A dinâmica da violência juvenil;
Violência urbana: a cidade como espaçogerador de violência;
A elaboração do projeto de pesquisa;
O Que são partidos políticos?
Introdução à sociologia
A questão da causalidade nas ciências sociais;
A questão da mulher (org.);
Educação, Cultura e Sociedade (org.);
Psicanálise, Capitalismo e Cotidiano;
O Doutor e outros contos incorretos;
Tropicalismo - A ambivalência de um movimento artístico;
O Fim do Marxismo e outrosensaios
Indústria Cultural e cultura mercantil(org).
O Que é marxismo?
Capitalismo e questão racial (org.);
Como assistir um filme?

Principais teses
Este pensador parte da discussão sobre materialismo histórico para desenvolver suas teses. Em A Consciência da História, ele segue a linha de Lukács e Korsch, tanto na forma (são "ensaios") quanto no conteúdo (a visão crítica domarxismo ocidental e uma forte influência hegeliana). Ele discute questões como a relação entre base e superestrutura, entre materialismo histórico e dialético e realiza a crítica das interpretações leninista e social-democracia da dialética marxista. Esta obra se insere na tradição chamada "historicista", "hegeliana" e "esquerdista" do marxismo, o que demarca sua diferença em relação a outras posições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica de "A teoria da População em Marx" Viana, Nildo
  • Nildo
  • Nildo
  • Nildo campolongo
  • Viana do alentejo
  • Viana do Castelo
  • SILVIA VIANA
  • Lana viana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!