Nietzsche e a vontado do poder

725 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Pará - Faculdade de psicologia
Turma de 2013, Turno Vespertino
Abordagem Centrada na Pessoa.
Alunos: Lorena Fernandes, Rebeca Coelho, Daniella Rodrigues, Leandro Costa, Meriane Abreu, Raissa Braga.

Nietzsche e a vontade de potência.
Friedrich Wilhelm Nietzsche, filho de um pastor luterano, nasceu em Rocken, na Saxônica, aos 15 de outubro de 1844, num ambiente em que primava a cultivar germânica, o humanismo, poesia e as tradições patrióticas. Tendo pérfido o pai em 1849, em 1850 Nietzsche, a irmã Elizabeth e a mãe mudaram-se para Naumberg a fim de morangos a avó e duas tias solteiras. No mesmo ano entrou no grupo escolar local.
De 1858 a 1864 foi bolsista em Schulpfota, escola famosa por seu alto nível de formação humanística. Em 1864 Nietzsche inicia a formação universitária, passando dois semestres na universidade de Bonn, na secção de Filologia clássica, onde tem como professor o grande filósofo Friedrich Ritschl, a quem acompanhou à Universidade de Leipzig, onde juntamente com o amigo Erwin Rohde continuou os estudos de Filologia clássica sob a orientação do mestre.
Foi partir desses contato com Ritschl que Nietzsche adquiriu o olhar livre entre a realidade, a mão circunspecta, a paciência e a seriedade nas coisas mais pequenas, a arte de distinguindo real e o irreal, os fatos da ficção. E sobretudo aprendeu a qualidade essencial do estudidoso, a incorruptibilidade absoluta levada à potência de uma paixão, que é o próprio triunfo da integridade.

O método
Para Nietzsche a filosofia é uma questão de serenidade máxima, pois é uma visão de acordo com a qual o homem deve viver, não apenas como simples aquisição intelectual, algo que possa ter ou não ter. Para Nietzsche a filosofia não é uma propriedade e, sim, uma realidade que é tanto construtiva como regulativa da existência do homem ao ponto de determinar a própria natureza do seu mundo experimental e, consequentemente, de seus padrões racionais.

A vontade de potência

Relacionados