Nietws

799 palavras 4 páginas
Principais acontecimentos e idéias na História da Psicologia:
Período pré-socrático:
Neste período, não somente histórico e temporal, mas lógico e sistemático, dar-se inicio ao pensamento filosófico. Os pré-socráticos eram filósofos da physis e procuravam o principio fundamental das coisas, o “Arché”, e tinha por preocupação principal, “o homem” enquanto um ser possuidor de um “algo” que transcende a sua matéria. Aqui está a primeira etapa desta procura. A descoberta do ser pensante.
Fase Antropocêntrica:
Tendo Sócrates como precursor e divisor de águas na filosofia, esta fase antropocêntrica tem como marca principal a dialética. Seguida por Platão e a discussão sobre a essência do homem, o mundo imaterial (das idéias) e o “Anima mundi” que diz respeito a alma individual e separada do corpo, idéia, cismada pelo pensador Aristóteles na obra “Das Almas”, que trata da personalidade e da percepção e a alma como ligada ao corpo. Nesta fase a filosofia investiga os mistérios da Alma, enquanto fundamento da existência do pensar, totalidade da consciência (imortal e imutável). A cabeça como morada e sede deste saber.
Fase Pré – Científica:
No principio desta, o monopólio do saber estava com a religião dominante da sociedade, a Igreja Católica, somente nela e por ela eram possíveis as investigações acerca de qualquer área cientifica ou não, por este motivo os maiores pesquisadores foram Agostinho de Hipona (mantendo a associação platônica, alma e corpo separados, sendo a alma o elemento de união com o transcendental, Deus.) e Tomás de Aquino (distinguindo essência de existência, sendo a segunda condição do saber, sendo Deus o ser existente capaz de reunir existência e essência num só por igualdade, pois a essência do homem busca a perfeição através de sua existência).
René Descartes foi o responsável pela ruptura do pensamento teológico, mudando a vertente e modo de pensar de uma época e transformando a historia da humanidade, sua principal discussão era em

Relacionados