Nhande rekoha nhe'e ayvu arandu.

Páginas: 8 (1821 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
NHANDE REKOHA NHẼ`Ẽ AYVU ARANDU
Valdelice Verón Xamirinhupoty
Maria Aparecida Rezende

INTRODUÇÃO

Neste texto faremos uma breve apresentação acerca do Nhande Rekoha nhẽ`ẽ Ayvu Arandu – Educação indígena com sabedoria, vida, terra e língua. Usamos a fonte primária duas nhandesy e os caciques (rezadores) que revelaram a sabedoria de vida dos Kaiowá e Guarani. Este tema é parte do texto deconclusão de curso de Ciencias Sociais do Teko Arandu Licenciatura Indígena, que objetiva pesquisar o tema “Construção do Parâmetro Curricular para Educação Escolar Indígena Kaiowá e Guarani do Território Etno-Educacional do Cone-Sul.
Os rezadores repassam os conhecimentos educacionais em forma de oralidade que os Kaiowá e Guarani repassam para seus filhos, obedecendo a uma cronologia que vai degeração a geração, representando as etapas da educação indígena. Essa educação, que é vida, terra, palavra, alma, ética, a promoção da autonomia intelectual conciliada ao pensamento crítico e ao desenvolvimento da teoria e da prática aliados no processo próprio de aprendizagem.
Assim, o texto procura mostrar um pouco dos ensinamentos tradicional Kaiowá e Guarani que perpassa pelosconhecimentos dos bisavós para avós, de avós para filhos e de filhos para netos. Abaixo abordaremos 17 dezessete tópicos sobre estes conhecimentos.

Tekoha nhe’e Ayvu Arandu

TEKOHA NHE`Ẽ


Nhanderekoha

Tekoha nhe’ẽ ayvu

Esses são os conhecimentos repassados que dão vida e a constituição da pessoa que forma o bom Kaiowá e Guarani. Esses ensinamentos levam o povo indígena da etnia Kaiowá eGuarani a acreditar que a vida é cheia de amor, de humildade e esperança como fala o educador Paulo Freire. Nós, os Kaiowá somos inspirados nessa educação e crescemos buscando os valores sociais e a essência da vida fortalecida por essa educação que será abaixo detalhada.

1-Teko – vida e todo ser que respira na terra.
É a vida do Kaiowa e Guarani. Vida e todo ser que respira em cima da terra eembaixo dela, no ar, nas águas, as plantas grandes e pequenas, os animais do mato, do cerrado, do brejo e todas as aves. Cada uma dessas vidas depende do outra pra sobreviver.
2-Tekoha nhe’ẽ – vida –terra –língua.
A vida, o território e a língua são a essência da vida do Kaiowa e Guarani. Portanto, sem terra não haverá vida e sem vida não haverá a língua.
3-Teko Nhe’ẽ mba’ekua - vida deconhecimento da realidade-PALAVRA SAGRADA.
Esse ensinamento é repassado dos mais velhos que na vida devemos: ser muito sábio para saber respeitar o outro - na caça, na pesca, na hora de lavar roupa no rio, respeitar o lugar de banho dos mais velhos, saber falar na hora certa.
4-Teko nhe’ẽ mborayhu- vida afetivo-amor.
Vida de amor com os filhos, netos, noras, genros, de filho para com pai, mãe comfilhos e filhas ; mesmo tendo muita fofoca dentro do convívio saber contornar a situação para viver uma vida de amor. Esse geralmente é o papel das matriarcas das famílias grandes.
5-Teko nhe’’ẽ ete - vida de palavra.
A palavra na língua Kaiowa e Guarani é sagrada por isso não pode ser proferida de qualquer jeito. A palavra tem muita força. É carregada de compromisso e de valor, representa averdade.
6-Teko nhe’ẽ anhete – vida verdadeira.
Essa é a verdadeira lição que nos ensina jamais podermos deixar de ser Kaiowa e Guarani seja onde for.
7-Teko nhe’ẽ tee – vida com falar verdadeiro.
Na língua Kaiowa e Guarani é ensinado que devemos saber falar a verdade sem magoar o outro. Dar a palavra para o outro e cumprir.
8-Teko nhe’ẽ porã - vida sem mal.
Esse ensinamento é repassado paracriança desde o ventre da mãe Kaiowa e Guarani ate a criança nascer, ou seja, para toda a vida busca viver essa vida sem maldade.
9-Teko nhe’ẽ katu- vida de respeito ao outro: justiça e ética. O teko katu nos ensina a saber viver de modo digno, com lealdade e vida correta. Esse é um conhecimento que retrata o verdadeiro modo de vida do Kaiowa.
10-Teko nhe’ẽ arandu - vida de sabedoria.
Esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!