Ng5 Dr4 Fch7

1705 palavras 7 páginas
Ficha de trabalho n.º 7

Guia de trabalho

“Não quero que a minha casa seja cercada de muro por todos os lados, nem que as minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro da minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a se desapossado da minha por qualquer outra.”

"Não sou um santo que aspira a ser político, mas um político que tenta tornar-se um santo.”

Sinopse
Mohandas Karamchand Gandhi (2 de Outubro de 1869 – 30 de Janeiro de 1948) foi um grande lutador político e espiritual da Índia e do movimento pela independência da Índia. Foi pioneiro da Satyagraha — resistência à tirania através da desobediência civil do povo, firmemente fundamentada na “ahimsa” ou não-violência total — que levou a Índia à independência e inspirou movimentos pelos direitos civis e pela liberdade, em todo o mundo. É normalmente conhecido na Índia e em todo o mundo como Mahatma Gandhi ("Espírito Superior", um epíteto cunhado por Rabindranath Tagore) ou como Bapu (“Pai”). Na Índia, ele é oficialmente designado pela honra de Pai da Nação. O 2 de Outubro, data do nascimento, é comemorado todos os anos como o Gandhi Jayanti, um feriado nacional. A 15 de Junho de 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou unanimemente uma resolução declarando 2 de Outubro como o Dia Internacional da Não-Violência.

Gandhi usou pela primeira vez a desobediência civil não-violenta na África do Sul, na luta dos residentes Indianos pelos direitos civis. Depois do seu regresso à Índia, ele organizou os camponeses pobres e os assalariados em protesto contra os impostos excessivos e a discriminação generalizada. Ao assumir a presidência do Congresso Nacional Indiano, Gandhi dirigiu campanhas em todo o país contra a pobreza, pela libertação das mulheres, pela convivência das diferentes religiões e grupos étnicos, pelo fim da intocabilidade e discriminação das castas, e pela auto-suficiência económica da Índia, mas acima de tudo pela Swaraj

Relacionados