Ng5 Dr21 Fch4

717 palavras 3 páginas
Ficha de trabalho n.º 4

Guia de trabalho

Se por Deontologia entendemos o conjunto de deveres exigidos aos profissionais, uma ética de obrigações para consigo próprio, com os outros e com a comunidade, parece evidente que todas as profissões implicam uma ética, pois todas se relacionam directa ou indirectamente com os outros seres humanos. Claro que existem diferenças entre a relação indirecta, actividades que lidam com os objectos, e a relação directa, profissões que trabalham com pessoas, como sejam advogados, psicólogos, professores, médicos ou assistentes sociais. É que nestas actividades, a maior parte das normas profissionais, assumem uma dupla natureza, são técnicas e são éticas.

1. Defina deontologia profissional.

2. Faça uma reflexão crítica sobre práticas/posturas profissionais onde a falta de deontologia o constrangeu/afetou a nível social ou psíquico.

A profissão médica é, talvez, aquela em que a deontologia profissional é mais exposta à população em geral, na medida em que todos nós, pelo menos uma vez na vida, já necessitámos de cuidados médicos. O desenvolvimento da ciência médica e das tecnologias de apoio à mesma tem possibilitado prolongar a vida cada vez até mais tarde. Esta realidade levanta um novo problema – com que qualidade de vida se vivem esses anos. A eutanásia tem surgido como uma possível solução para terminar com o sofrimento prolongado e sem esperança. Se temos direito à vida, não teremos também direito à morte?

“Mais de um terço dos oncologistas são a favor da legalização da eutanásia, mas apenas menos de um quarto admite que seria capaz de o fazer. Ferraz Gonçalves, autor do estudo e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, considera que a morte assistida não deve ser uma questão prioritária para ser discutida. O especialista considera que uma maior implementação dos cuidados paliativos evitaria muitos dos eventuais pedidos de eutanásia. Trinta e nove por cento dos médicos oncologistas defendem

Relacionados