nfiafa

787 palavras 4 páginas
Introdução

Na farmácia de manipulação, são preparados medicamentos personalizados, segundo a fórmula prescrita pelo médico e sempre sob supervisão do farmacêutico, sob rígidos padrões de qualidade. As farmácias conhecidas como drogarias, apenas fornecem os medicamentos que são produzidos pela indústria farmacêutica, enquanto as farmácias de manipulação, além de promover a venda de produtos industrializados, preparam o medicamento segundo a prescrição de um profissional.
Manipulação de insumos farmacêuticos é um conjunto de operações farmacotécnicas, com a finalidade de preparar soluções magistrais e oficinais e fracionar especialidades farmacêuticas para uso humano, de acordo com a RDC nº 67 / 2007. Ter AE significa manipular substâncias sujeitas a controle especial.
Ao optar pelo tratamento por meio do medicamento manipulado, o paciente adquire a certeza de que receberá um medicamento adequado às suas necessidades, sejam eles de saúde ou de estética. A manipulação também permite combinar diferentes substâncias em uma única formulação, tornando possível, por exemplo, produzir medicamentos e cosméticos que não são mais produzidos pela Indústria Farmacêutica ou retirar de sua composição elementos como conservantes, corantes, aromatizantes e essências, contra indicados para pacientes alérgicos.

Objetivo
O principal objetivo da visita é verificar como é feito todo o processo de manipulação de medicamentos, e todos os cuidados envolvidos na fabricação do mesmo, mostrar a importância da físico-química para a obtenção de fármacos de qualidade. A atuação do farmacêutico e técnico de farmácia também foi observada. Entender o papel de cada um é muito importante.

Metodologia

No dia 4 de junho foi realizada uma visita na Farmácia Cientifica da Universidade Tiradentes, com o objetivo de analisar se a mesma obtêm a estrutura que é exigida pela ANVISA, tendo como orientadora a professora Cinthia Meireles.
Para a realização da visita é exigida

Relacionados