Neuronios

Páginas: 4 (964 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Função Dentritos: transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurônios ou para os axônios, são especializados em receber estímulos, conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outrascélulas em direção ao corpo celular.
Função Axônio: são os processos que transmitem impulsos que deixam os corpos celulares dos neurônios, ou dos dendritos. A porção terminal do axônio sofre váriasramificações para formar de centenas a milhares de terminais axônicos, no interior dos quais são armazenados os neurotransmissores químicos. O axônio é especializado em gerar e conduzir o potencial deação. Tem a função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
Bainha de Mielina: A bainha de mielina atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidadede propagação do impulso nervoso ao longo do axônio. Na doença degenerativa conhecida como esclerose múltipla, por exemplo, ocorre um deterioração gradual da bainha de mielina, resultando na perdaprogressiva da coordenação nervosa.
Nodo de Ranvier: pequenos trechos propiciam a propagação do impulso em "saltos". O impulso nervoso vai "saltitando" e assim torna-se mais rápido.
O Impulso Nervoso: Oimpulso nervoso, ou influxo nervoso, é o sinal ou mensagem que passa a todo o comprimento da fibra nervosa como processo de transmitir a informação do sistema nervoso a todo o organismo. É uma ondade despolarização que viaja ao longo da membrana do axónio
Estimulo Nervoso: Cada estímulo nervoso gerado no neurónio, devido a alterações metabólicas espontâneas produzidas no interior da célula pormecanismos ainda pouco claros ou como resposta a um determinado estímulo sobre a sua superfície (eléctrico, táctil, térmico, etc.), percorre o axónio sob a forma de sinal eléctrico até chegar aextremidade da fibra nervosa, onde o impulso é transmitido a outros neurónios adjacentes, não por contato directo, mas através de uma ligação especial denominada sinapse. Um estímulo é toda atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neuronio
  • Neuronios
  • neuronio
  • Neurônio
  • Neurônios
  • Neuronios
  • neuronio
  • Neuronios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!