NEUROCIÊNCIA ASSOCIADA AO BEHAVIORISMO RADICAL

403 palavras 2 páginas
O Behaviorismo radical é o estudo do comportamento, sabendo que o objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento, (estímulo-resposta-consequência), onde propõe que o objeto de estudo da psicologia deva ser o comportamento dos seres vivos, especialmente homem, é radical na medida em que se nega ao psiquismo a função de explicar o comportamento, embora não negue a possibilidade de, por meio de uma estrutura da linguagem, estudar eventos encobertos, tais como pensamento e as emoções, só acessíveis ao próprio sujeito.

A NEUROCIÊNCIA ESTUDA O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO, ELA SE DIVIDE EM 3 CAMPOS:

A neuroanatomia consiste no estudo da organização anatômica do sistema nervoso, nas ligações entre nervos, cérebro e as demais regiões do nosso corpo.

A neurofisiologia é um ramo da fisiologia que tem como objeto de estudo o funcionamento do sistema nervoso. Faz parte do campo científico denominado neurociência.

A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. ELA USA DE RECURSO DA A NEUROIMAGEM PARA EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO.

Ela é influenciada pelas contingências filogenéticas, ontogenéticas e cultural.

Amígdala cerebelosa (produz a emoção)

São duas massinhas cinzentas que indicam perigo. Ao perceber algum perigo, logo imagina o pior e trata de desencadear uma reação, que sempre será de fuga ou de agressão, É fruto da percepção rápida que nosso sistema de defesa tem, pois a natureza prefere errar por excesso de zelo. Muitas vezes isso é bom, pois aumenta a velocidade da resposta diante de um perigo. É o que faz uma pessoa saltar ao perceber um carro aproximando-se em alta velocidade.
O problema é que a amigdala interfere também quando há outro tipo de perigo, não físico, apenas emocional. Você tem uma reação violenta, por palavras ou atos, desproporcional ao fato que a causou. A teoria das inteligências ganhou espaço na psicologia

Relacionados