Neuroanato Bulbo

1999 palavras 8 páginas
Neuroanato – Bulbo

Diferenças entre medula espinal e tronco encefálico:
Fragmentação da substância cinzenta no tronco encefálico, onde se espalha por várias regiões formando grupos isolados;
Grande quantidade de fibras transversais no tronco encefálico e essas fibras ajudam a fragmentar a substância cinzenta, enquanto a maior parte de fibras da medula são longitudinais. Nas partes mais baixas do bulbo já tem uma substância cinzenta que lembra a da medula.
No tronco encefálico tem os núcleos dos nervos cranianos

A substância cinzenta do tronco tem uma diferença fundamental da medula: ela tem duas porções, a substância cinzenta homóloga e a heteróloga.
Substância cinzenta homóloga: núcleos correspondentes à substância cinzenta da medula (ex: núcleos de nervos cranianos, isso porque os núcleos dos nervos cranianos sensoriais ou motores se correlacionam funcionalmente, estruturalmente até mesmo na formação embriológica eles se assemelham aos cornos anteriores e posteriores da medula, só que desagregados).
Substância cinzenta heteróloga ou própria: é própria do tronco encefálico e não tem correspondente na medula (ex: núcleos grácil e cuneiforme; os correspondentes desses núcleos na medula são os próprios tratos grácil e cuneiforme, ou seja, não existe correspondência entre substância cinzenta).
(ele está mostrando alguma coisa na figura)
O que era posterior fica mais lateral, o que era anterior fica mais medial. Então, o anterior motor fica mais medial. O posterior sensorial fica mais lateral. É uma questão embriológica. Os núcleos dos nervos cranianos vão se posicionar dessa forma. Os laterais sensoriais e os medias mais motores, por causa dessa derivação do tubo neural.

Bulbo – Grandes características
Núcleos próprios do bulbo: núcleos grácil, cuneiforme e olivar inferior (este fica embaixo das olivas);
Decussação das Pirâmides: ajuda na desagregação da substância cinzenta, pois as fibras saem da parte anterior e vão para o lado oposto na parte lateral;

Relacionados

  • Anatomia do cerebelo
    2247 palavras | 9 páginas