Neurônios

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Neurônios

Só há uma denominação as células do tecido nervoso: neurônio. Porém, os neurônios possuem diversas classificações de acordo com sua forma: 
- multipolares: é o mais comum. Apresentavários dentritos. 
- bipolar: apresenta apenas um dentrito. 
- pseudo-unipolar: constitui um prolongamento que divide o corpo celular. 

Em relação as organelas, as mais desenvolvidas são: 
-corpúsculo de Nissl (retículo endoplasmático rugoso) - sintese de proteinas - principalmente. 
- complexo de Golgi - armazenamento de subst., criação de lisossomos e encaminhador das proteinas produzidaspelo REG 
- mitocôndria: produção de energia para que ocorra os impulsos elétricos. 
Espero ajudar.

1. Dendritos São numerosos prolongamentos dos neurônios que atuam na recepção de estímulosnervosos do ambiente ou de outros neurônios e na transmissão dessespara o corpo da célula, ou soma. Os dendritos vão afinalando-se à medida que se ramificam e não possuem complexo de Golgi.
2. ReticuloEndoplasmático Rugoso: O retículo endoplasmático rugoso (RER),também chamado retículo endoplasmático granuloso ou ergastoplasma (do grego ergozomai, que significa "elaborar", "sintetizar"), é formado porsistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos àmembrana, o que lhe confere aspecto granular. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo deretículo é muito desenvolvido em células com funçãosecretora. É o caso, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede dointestino, que secretam muco, e as células secretoras tipoII, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante.
3. Polirribossomos ou polissomos: Formam-se quando vário ribossomo, anteslivre no citoplasma, liga-se a uma molécula de RNAm,sintetizando várias moléculas da proteína correspondente a aquele RNAm, ao mesmo tempo. Sempre que houver formação de cadeias polipeptídicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neuronio
  • Neuronios
  • neuronio
  • Neurônio
  • Neuronios
  • neuronio
  • Neuronios
  • Neurônios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!