Neste Dom Niocp1

555 palavras 3 páginas
Neste domínio, abordam-se as suas relações com as instituições políticas e os seus direitos fundamentais enquanto cidadão de um Estado democrático.
Uma das situações mais evidentes é o exercício do seu direito (dever…) de voto, tal como está consagrado na Constituição da República Portuguesa, pós 25 de Abril de 1974. Poderá portanto abordar esta questão a partir da sua experiência pessoal, dizendo porque participa activamente nos actos eleitorais. Justifique a sua posição reflectindo sobre a importância que tem para si o pluralismo partidário e sobre a forma como o cidadão comum participa activamente, embora indirectamente (através de representantes eleitos), na governação do país.
Outros direitos consagrados na CRP são o de associação e de participação activa na vida pública. Nesse sentido, pode descrever e reflectir sobre a sua actividade enquanto membro eleito de Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal, Associação de País, Clube Recreativo, Associação Empresarial, etc (como foi eleito, quem representa, o que é que faz, que importância tem o seu cargo para si e para a sociedade).

Dependendo da situação de vida que escolher, poderá estabelecer-se uma ligação entre esta competência e a CP6 Institucional ou a CP7 Institucional, o que tornará possível validar mais do que uma competência em simultâneo, desde que se respeitem os critérios de evidência de cada uma delas.

1. Professor, aqui está o texto que penso utilizar para validar o CP1 Institucional:
Considero que, votar, mais do que um direito, é um dever dos cidadãos. Participo sempre nos diversos actos eleitorais do nosso País (Legislativas, Autárquicas, Europeias) e creio que este sentimento é fortalecido pelo facto de pertencer a uma geração que lutou e sofreu para viver numa sociedade democrática e livre. Este sentimento é ainda empolado pelo facto de, por ser mulher, ter estado impedida de votar, restrição que se manteve durante algumas décadas. Tenho, assim, o dever de manter e preservar esse

Relacionados