Nervos cranianos

Páginas: 9 (2154 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014




















Talitha Nº: 33Nervos Cranianos


Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal.
As fibras motorasou aferentes dos nervos cranianos originam-se de grupos de neurônios no encéfalo, que são seus núcleos de origem.
Eles estão ligados com o córtex do cérebro pelas fibras corticonucleares que se originam dos neurônios das áreas motoras do córtex, descendo principalmente na parte genicular da cápsula interna até o tronco do encéfalo.
Os nervos cranianos sensitivos ou aferentes originam-se dosneurônios situados fora do encéfalo, agrupados para formar gânglios ou situados em periféricos órgãos dos sentidos.
Os núcleos que dão origem a dez dos doze pares de nervos cranianos situam-se em colunas verticais no tronco do encéfalo e correspondem à substância cinzenta da medula espinhal.
No tronco encefálico encontram-se, de cada lado, três colunas motoras e três colunas sensitivas.
Colunasmotoras: somítica, branquial e visceral.
Colunas sensitivas: visceral, somática geral e somática especial.

A seqüência craniocaudal dos nervos cranianos é como se segue:
I. Olfatório
II. Óptico
III. Oculomotor
IV. Troclear
V. Trigêmeo
VI. Abducente

VII. Facial
VIII. Vestíbulococlear
IX. Glossofaríngeo
X. Vago
XI. Acessório
XII. HipoglossoDe acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos.
Os motores ( puros) são os que movimentam o olho, a língua e acessoriamente os músculos látero-posteriores do pescoço.
São eles o 3 (oculomotor), o 4 (troclear), o 6 (abducente), o 11 (acessório) e o 12 (hipoglosso).
Os sensitivos (puros) destinam-se aos órgãos dos sentidos e porisso são chamados sensoriais e não apenas sensitivos, que não se referem à sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Os sensoriais são o 1 (olfatório), o 2 (óptico) e 8 (vestibulococlear).
Os mistos (motores e sensitivos) são em número de quatro : 5 (trigêmeo), 7 (facial), 9 (glossofaríngeo) e o 10 (vago).
Cinco deles ainda possuem fibras vegetativas, constituindo a parte crânica periféricado sistema autônomo. São o 3,7,9,10,11.


Os Nervos:

I. Nervo olfatório:

As fibras do nervo olfatório distribuem-se por uma área especial da mucosa nasal que recebe o nome de mucosa olfatória. Em virtude da existência de grande quantidae de fascículos individualizados, que atravessam separadamente o crivo etmoidal, é que se costuma chamar de nervos olfatórios e não simplesmente nervoolfatório (direito e esquerdo).
É um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatórios, sendo pois, classificados como aferentes viscerais especiais.

II. Nervo óptico:

É constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se origina na retina,emergem próximo ao pólo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. Cada nervo óptico une-se com odo lado oposto, formando o quiasma óptico, onde há cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no trato óptico até o corpo geniculado lateral. O nervo óptico é um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se, pois, como aferentes somáticas especiais.

III. Nervo oculomotor:
IV. Nervo troclear:
VI. Nervo abducente:

São nervos motores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nervos cranianos
  • Nervos Cranianos
  • Nervos Cranianos
  • Nervos cranianos
  • Nervos cranianos
  • Nervos cranianos
  • Nervos Cranianos
  • nervos cranianos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!