Neonazismo

Páginas: 3 (508 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
História
Adolf Hitler chegou ao poder enquanto líder de um partido político, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ou NSDAP). Ostermos nazi ou nazista são acrônimos do nome do partido (vem de National Sozialist). A Alemanha desse período é também conhecida como "Alemanha Nazista" ("Alemanha Nazi" PE) e os partidários do nazismoeram (e são) chamados nazistas (nazis PE). O nazismo foi proibido na Alemanha moderna, muito embora pequenos grupos de simpatizantes, chamados neonazistas (neonazis PE), continuem a existir naAlemanha e noutros países. Alguns revisionistas históricos disseminam propaganda que nega ou minimiza o Holocausto.

Efeitos
As teorias nazistas foram utilizadas para justificar uma agendapolítica totalitária de ódio racial e de supressão da dissidência com o uso de todos os meios do Estado. Como outros regimes fascistas, o regime nazista punha ênfase no anticomunismo e no chamado princípio do líder(Führerprinzip). Esse é um princípio-chave na ideologia fascista, segundo o qual se considera o líder como a corporização do movimento e da nação. Ao contrário de outras ideologias fascistas, o nazismoera virulentamente racista. Algumas das manifestações do racismo nazista foram:
anti-semitismo/antijudaísmo, que culminou no Holocausto;
nacionalismo étnico, incluindo a noção dos alemães comoo Herrenvolk ("raça-mestra") e o Übermensch ("super-homem");
Uma crença na necessidade de purificar a "raça alemã" através da eugenia, que culminou na eutanásia não voluntária de pessoas deficientes.O anticlericalismo faz parte da ideologia nazista, o que é mais um ponto de divergência com outros fascismos. Talvez o efeito intelectual mais importante do nazismo tenha sido o descrédito, durante pelomenos duas gerações, das tentativas de utilizar a sociobiologia para explicar ou influenciar assuntos sociais.
Reportagem
Polícia acha bonecos nazistas na casa de bacharel em Direito presono Rio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • neonazismo
  • Neonazismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!