Neonazismo

Páginas: 3 (637 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
NEONAZISMO
“Reflexão”

Nazismo e Neonazismo: diferentes contextos motivaram a ascensão desses movimentos.
O nazismo é uma ideologia política racista que emergiu nos anos 20, cujo mentor foiAdolf Hitler. Já o neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade. De acordo com seus integrantes, existe apenas uma raça soberana: a “raça pura ariana”. A partir desse pressuposto, eles sãoextremamente racistas. De maneira específica, os principais alvos de discriminação são: comunistas, judeus, índios, negros, e homossexuais. No Brasil, também os nordestinos.
Existem diversos grupos deideais racistas, alguns ligados ao neonazismo, outros não. Por exemplo: o White Power é um movimento composto por jovens que têm como causa a defesa do orgulho branco. O Ku Klux Klan é um grupo racistaformado por protestantes. O Skinhead nazista corresponde a um grupo de integra o movimento Skinhead, como uma espécie de ramificação. E por fim, o Stormfront, grupo constituído por ativistas pró-brancosque possuem aversão a outras raças.
Especialistas são unânimes: a repressão é o principal caminho para que movimentos neonazistas não se disseminem ainda mais - e ganhem poder como as facçõesterroristas alcançaram em outros países, tornando-se um risco para a segurança do Estado. Há, porém, uma alternativa que depende exclusivamente da sociedade, que é a educação para a tolerância e adiversidade.
É desde cedo que se ensina respeito pelo outro, afirma o delegado chefe do Cope, Miguel Stadler, que destaca o desconhecimento dos pais dos envolvidos no caso do Paraná - nenhum deles sabia queos filhos tinham simpatia por Hitler. "A discussão sobre preconceito é urgente", afirma o delegado Caricati. "Quem imaginaria que, décadas depois, uma ideologia baseada em barbárie seria responsávelpor um crime desses?" Ainda mais no Brasil, onde a miscigenação é uma marca indelével do País. (Eduardo de Freitas)

Panfleto encontrado por policiais em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • neonazismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!