neologismo

Páginas: 13 (3028 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO

Falado por mais de 170 milhões de pessoas em um imenso território, o português do Brasil é o objeto de investigação de inúmeros pesquisadores e de inúmeras publicações recentes. Este simpósio tem como objetivo apresentar o resultado de partes dessas pesquisas e publicações ao público. Os convidados são pesquisadores de diversas instituições de ensino superior Brasileiro.Esse evento ocorreu em parceria com editoras de São Paulo, na data do dia 10 de setembro de 2013 nos horários das 9h e as 19h30 na mesa quatro do MEMORIAL DA AMERICA LATINA biblioteca latino americana, coordenação acadêmica: Profa. MS. Elenice Alves da Costa e Prof.MS.Murilo Jordalino
Assuntos abordados:
- A neologia como reflexo da cultura e da evolução da língua Drª Ieda Maria Alves (USP/CNP)-Neologismo, uma fonte valiosa para o ensino e o conhecimento da língua Drª Claudio Cezar Henrique (UERJ/ABRAFIL) mediação: Profa. MS Elenice Alves Costa mestre em filologia e Língua Portuguesa pela USP Bacharelada e licenciada em Língua portuguesa e sua literaturas pela mesma universidade.






Segundo a palestrante Ieda Maria Alves da universidade de São Paulo, a neologia comoreflexo da cultura e evolução da língua .Os resultados do neologismo muito podem contribuir para a cultura .
Conceitos de neologia/Neologismo
Neologismo-Ruim
Neologia-Bem
Neologia - substantivo fim, processo de formação de caracterização e emprego de novas unidades léxicas.
Neologismos podem ter um caráter intencional voltado para o ludismo ou paraexpressividade de um texto. São mais comumente empregados no ambio literário e publicitário.
Os neologistas capitavam as palavras de jornais, existem mais de cinquenta mil neologismo disponíveis para consulta.
Exemplos:
(dentista)
(marceneiros)
(de campainha)
Exemplo: na politica
No entanto, a maior parte do neologismo criados pelos falantes e fortemente vinculada ao carátersocial da linguagem, resultante da necessidade da nomeação de um fato social, que em determinado momento da História da sociedade requer a uma criação de uma nova unidade lexical. Os neologismos podem ter um caráter intencional, voltado para o ludismo ou para a expressividade de um texto. São os mais comumente empregado no âmbito literário e publicados nas colunas sócias.

Na explicação doDRº Claudio Cezar Henriques o léxico pode ser considerado o tesouro vocabular de uma determinada língua. Ele inclui a nomenclatura de todos os conceitos linguísticos.
Neologismo e uma fonte valiosa para o ensino e o conhecimento da língua. Neologismo e contrario de arcaísmo consiste em empregar palavras novas.
No final do século XX o neologismo ainda e tratado de modo pesado.
EXEMPLOS:Neologismo: e contrario de arcaísmo, consiste no emprego de novas palavras criadas pela ciências e organizações modernas ou de palavras antigas tomadas em sentido novo, para que se justifique o neologismo deve ser antes de tudo se necessário e depois formado de um acordo com o gênio da língua. Não sendo conveniente nem corretamente formado o neologismo passa se barbarismo o que torna oestudo do neologismo mais atraente e atual, que além de testemunhar a criatividade e a informatividade nos lexemas tem profunda ligação leximas, com as modificações do mundo exterior e com as outras disciplinas extra linguísticas o reconhecimento do estado de uma língua implica no reconhecimento intuitivo do caráter de novidade de certas palavras.


CONCLUSÃO

Com a realizaçãodesta pesquisa, concluímos que as expressões de neologismos são responsáveis pelo constante surgimento de novas palavras em nossa língua. Nota se que com o passar do tempo esses vocábulos se integram espontaneamente à língua portuguesa passando a ser utilizado no dia a dia do Brasileiro, um dos meios mais comuns de se criar um neologismo e a utilização da internet, onde podemos encontrar novas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neologismo
  • Neologismo
  • Neologismo
  • Neologismo
  • Neologismo
  • neologismo
  • Neologismo
  • O que é Neologismo?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!