neoclassicismo

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013
Neoclassicismo

O Neoclassicismo ou Academicismo, surgiu na França e na Inglaterra, sob a influência do arquiteto Palladio, na transição do século XVIII para o século XIX, pela vontade dosartistas europeus em resgatar os princípios estéticos da antiguidade clássica, renunciando às formas do barroco, utilizando de modelos clássicos dos romanos e dos gregos, ou seja, resgatar os ideais gregose renascentistas, mostrando os valores da sociedade europeia com o império de Napoleão, após a Revolução Francesa. Os aspectos técnicos foram inovados, através da realização de pesquisas eexperimentos que aliaram a estética estrutural e formal clássica com os novos sistemas de construção, novas máquinas e os novos materiais, desta forma, a arte nesse período foi considerada bela, porém, aconcepção de um ideal de beleza não é mais o eterno e imutável, os neoclassicistas, esse ideal deveria deveriam ser adaptados à realidade moderna.

Arquitetura no período Neoclássico

A arquitetura seguiumodelo da arte grega e do renascimento, ela já não era tão expressiva e original, os materiais eram nobres, como a pedra, o mármore, granito, ferro, aço e madeiras, como os processos técnicos haviamavançado, os sistemas construtivos tornaram-se simples, porém surgiam esquemas mais complexos em suas formas, que eram regulares, geométricas e simétricas. Seus volumes corpóreos eram maciços e bemdefinidos por planos murais lisos. Utilizaram de abóbadas de berço, as quais possuíam arco de volta perfeita, e também te abóbadas de aresta, além de cúpulas. Seus espaços interiores eram organizadossegundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade. Pórticos colunados delimitavam a entrada da edificação com colunas, juntamente com os frontões triangulares que decoravam o topo dessafachada principal com formas clássicas.
Os arquitetos que mais se destacaram foram: Jacques Germain Souflot, igreja de Santa Genoveva; Karl Gotthard Langhans, Porta de Brandemburgo, localizada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neoclassicismo
  • Neoclassicismo
  • Neoclassicismo
  • Neoclassicismo
  • NEOCLASSICISMO
  • Neoclassicismo
  • neoclassicismo
  • neoclassicismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!