nenhum

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1º As lajes alveolares são tipicamente painéis de concreto protendido com seção transversal e alturas constantes, e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do peso da peça. São produzidasem pistas de protensão. O concreto utilizado tem elevada característica a compressão e aços especiais para protensão.

2º A produção das lajes alveolares é dividida em seis etapas, a saber:preparação da pista de protensão; estiramento da armadura; posicionamento das formas dos alvéolos; concretagem; cura a vapor e desprotensão.

3º primeira etapa de produção consiste na limpeza da pista deprotensão. Nesta etapa são eliminados os excessos de material da etapa de protensão anterior, bem como é aplicado desmoldante. Este processo tem duração aproximada de 1h30min, sendo regularmente realizadono período da manhã entre 8h00min e 9h30min.

4º Segundo passo, após a limpeza da pista de protensão, as cordoalhas são posicionadas sobre a pista, para assim serem ancorados em uma dasextremidades. A Figura 10 ilustra a fixação das cordoalhas mediante a utilização de cunhas.
As cordoalhas devem ser posicionadas na outra extremidade da pista para realizar o estiramento das mesmas. Estas sãoalongadas por macaco de protensão de monocordoalha até alcançar a força de tração desejada em projeto.

5º No terceiro passo, o limitador de comprimento metálico (perfil limitador), chamado depente, que é utilizado para limitar o comprimento da peça, posicionar as cordoalhas na pista e guiar os tubos metálicos alveolares. Cada peça é separada individualmente pelo perfil limitador e o mesmo nãotem seu interior concretado, pois no interior do limitador é que ocorrerá a separação das lajes.
Nessa etapa é feito o espalhamento do concreto utilizando enxadas, o adensamento com vibradores e oacabamento superficial das peças.

6º O quarto passo é a concretagem, após o preparo do concreto e retirado as amostras (corpos de prova), o concreto é lançado geralmente por meio de caçambas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nenhum
  • Nenhum
  • Nenhum
  • Nenhum
  • nenhum
  • nenhum
  • nenhum
  • Nenhum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!