Nascimento e Consolidação do Capital Industrial

Páginas: 3 (529 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Comente o Nascimento e a Consolidação do Capital Industrial


O nascimento do capital industrial se deve em grande parte do desenvolvimento tecnológico. As empresas evoluíram de manufatureiraspara mecanizadas. Os lucros da colonização da América beneficiaram a ascensão da França e da Inglaterra, permitindo à Inglaterra, reunir as condições econômicas, políticas e sociais, que acabou gerandoa Revolução Industrial, no século XVIII.

A Revolução Industrial resultou das transformações ocorridas na agricultura, indústria, transportes, bancos e comunicações, que propiciaram odesenvolvimento da economia capitalista. De modo social, o processo de transformações dividiu a sociedade inglesa em duas classes: a burguesia, que se tornava a proprietária dos meios de produção - máquinas,ferramentas e fábricas - e o proletariado, a classe assalariada.

A Revolução Industrial significou o processo de mecanização do setor industrial, a Inglaterra foi pioneira no processo de RevoluçãoIndustrial, fator que podem explicar esse fato. Em primeiro lugar está a mão de obra abundante e barata proveniente a zona rural, e depois vem em outros países como a França, os Estados Unidos, aAlemanha, o Japão, etc.

Desenvolveram-se no processo da Revolução Industrial, três fases significativas: A primeira fase, denominada de capitalismo de industrial liberal (1780 a 1870), caracterizou-sepela total liberdade econômica da burguesia ao produzir, vender e fazer circular as mercadorias produzidas, comprar matérias-primas e fixar os salários do proletariado. A segunda fase, denominada decapitalismo industrial monopolista (1870 a 1945) e a terceira fase denominada de internacionalização (pós 1945). Ou seja, a livre concorrência foi cedendo lugar aos monopólios: grandes indústrias quedetinham o controle total da produção

A consolidação do capital industrial, uma vez que consagra o trabalho assalariado e desvenda a essência do sistema que é o lucro, com as mudanças definitivas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de consolidação da organização industrial
  • AS ORIGENS DO CAPITAL INDUSTRIAL NIPO-BRASILEIRO
  • A IMPORTÂNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA A CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO.
  • "Consolidação da Revolução Industrial, transformações socioeconômicas e a Crise de 1873-1896"
  • Consolidação
  • Consolidação
  • Consolidação
  • Consolidação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!