Narração, descrição e dissertação

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
NARRAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISSERTAÇÃO.

Comunicação Empresarial

Introdução

Tudo que se escreve recebe o nome de genérico de redação. O presente trabalho é sobre os três tipos de redação: a narração na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em um determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. A descrição na qual se apontam as características que compõe certo objeto, pessoa,animal ou paisagem. E a dissertação na qual expomos ideias gerais, seguidas da apresentação de argumentos que as comprovem. O objetivo é relatar o significado de cada redação, e a diferença entre elas.

Narração

É originária do latim, e significa conhecer, transmitir informações. É um relato centrado num fato ou acontecimento, onde há um ou mais personagens atuando e um narrador que relataa ação.
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: Narrador: é a entidade que conta uma história.
Enredo: podemos dizer que é o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história,ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos.
Personagens: é qualquer ser vivo de uma história ou obra.
Espaço: é o meio físico dos acontecimentos.
Tempo: é o tempo em que a ação acontece.
Uma narrativa pode ser:
Romance: aborda uma situação fictícia onde existem elementos da vida de uma ou várias personagens. Neste caso o enredo é formado por vários conflitos, sendo que um é o principal eos outros são secundários.
Novela: onde é possível acompanhar o desenvolvimento do enredo em uma sequência temporal bem definida, onde estão presentes várias personagens, como no romance. A novela é feita com o objetivo de divertir e cativar com a sucessão de acontecimentos que muitas vezes está ligada com temas da vida de cada dia.
Conto: é o caso de uma narrativa mais curta, compacta e compoucos personagens, onde só existe um conflito num espaço e num tempo reduzidos.
Crônica: é um texto mais informal que conta perspectivas do dia-a-dia, onde várias vezes o cronista sutilmente denuncia através do seu texto algum problema de ordem social.
Fábula: Caracterizada por apresentar animais como personagens, a fábula tem o propósito de ensinar algo a nível moral ou ético.
Narrar é contarum uma sucessão de acontecimentos, e por esse motivo, os textos estão muito ligados aos verbos de ação e conflito. Essa ação pode ser dividida em quatro partes:
Apresentação: vários elementos como as personagens, cenário, tempo são apresentados pelo narrador, para enquadrar o leitor relativamente aos fatos.
Desenvolvimento: o conflito tem origem havendo o confronto entre dois personagens ouentidades. Desta forma a ação é desenvolvida através do conflito.
Climax: é o expoente máximo do conflito, existindo uma enorme carga dramática e onde algum acontecimento importante deve acontecer para resolver a situação em questão.
Desfecho: parte final da narrativa revela que o resultado do clímax, sendo que o conflito pode ou não ter sido resolvido.
Em nível de personagens:
Protagonista:personagem principal ou herói, que tem o papel mais importante no desenrolar da ação.
Antagonista: aquele que se opõe ao protagonista, sendo o seu inimigo. Muitas vezes só é revelado como antagonista durante o clímax.
Estamos constantemente narrando acontecimentos, contando sobre eventos que assistimos ou participamos ou sobre os quais ouvimos falar.

Descrição

É a ação que você toma dedescrever sobre algo ou alguém. É também um retrato verbal de sentimentos, pessoas, animais, cenas ou ambientes.
 A qualificação é muito importante na descrição – qualificar algo ou alguém é apresentar o nosso julgamento sobre o elemento descrito. A qualificação pode estar no campo:
Objetivo: é caracterizada com: linguagem denotativa, predomínio do substantivo, ausência de figuras de linguagens,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Narração, descrição e dissertação
  • Narração,dissertação e descrição
  • Descrição, narração e dissertação
  • Narração, dissertação e descrição
  • narração,dissertação e descrição
  • A diferença entre descrição, narração e dissertação
  • Narração, descrição e dissertação
  • Narração, descrição e dissertação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!