Narcisismo

Páginas: 4 (778 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
O que é Narcisismo:

Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão por si mesmo.

O termo é derivado de Narciso,que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água.Posteriormente a mãe Terra o converteu em uma flor (narciso).

Estando relacionado com o auto-erotismo, o narcisismo consiste em uma concentração do instinto sexual sobre o próprio corpo.

Osindivíduos narcisistas são frequentemente fechados, egocêntricos e solitários.

Narcisismo segundo Freud
De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica normal em todos osseres humanos. Está relacionado com o desenvolvimento da libido (com o desejo sexual, eros).

Na linha psicanalítica de Freud, o narcisismo como perversão sexual é uma fixação de uma fase detransição da infância, em si normal. Está correlacionado, em parte com a homossexualidade e o exibicionismo, entre outras características da conduta sexual.

O narcisismo se transforma em patologia, ou seja,passa do estado normal para o doentio, quando entra em conflito com ideias culturais e éticas tornando-se excessivo e dificultando as relações normais do indivíduo no meio social.

O termonarcisismo provém da Mitologia Grega, que narra a história de Narciso, um jovem muito bonito que desprezou o amor da ninfa Eco e por isso foi condenado a apaixonar-se por sua própria imagem espelhada na água.Este amor impossível levou Narciso à morte, afogado em seu reflexo. O narcisismo, portanto, retrata a tendência do indivíduo de alimentar uma paixão por si mesmo. Segundo Freud, isso acontece comtodos até um certo ponto, a partir do qual deixa de ser saudável e se torna doentio, conforme os parâmetros psicológicos e psiquiátricos.
Este termo, como tantos outros emigrados do campo psíquico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Narcisismo
  • Narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • Narcisismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!