Narcisismo

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
Anderson
Daniela


Mariane

NARCISISMO
Teoria Psicanalítica
SÃO PAULO
2014
1 Introdução ao Narcisismo.
O narcisismo é uma fase necessária para a relação do desenvolvimento sexual, entre o auto-erotismo e o amor-objetal. O narcisista trata seu corpo como um objeto sexual tirando prazer dele próprio o acariciando, nesse comportamento pode ser tornar umapatologia.
Freud define dois tipos de narcisismo: narcisismo primário (primitivo) e narcisismo secundário. O narcisismo primário é denominado em crianças em estado anobjetal, que é quando a mesma investe toda sua libido em si mesmo, é investida sua energia psíquica na forma de choro, risada, comer onde ela é onipotente e completamente ligada aos pais. O narcisismo secundário é existente em doismomentos: o primeiro no investimento nos objetos e quando esse investimento volta e se transforma para seu ego. O estado anobjetal se dirige para a mãe, quando a criança percebe que ela não é o único desejo da mãe e são feitas exigências do ideal do seu “eu”. O ego ideal é substituto da onipotência infantil.
O narcisismo se denomina pelo afastamento da libido do mundo externo que logo é direcionadopara o ego, podemos considerar que o surgimento do narcisismo é feito pela indução de catexias objetais sendo secundário, sobreposto ao narcisismo primário que é obscurecido por várias influências do ambiente interno e externo.
A ideia do surgimento da catexia libidinal original do ego onde parte dela é direcionada a objetos, é o caso em que o individuo desiste de algo de sua personalidade emfavor da catexia libidinal. A catexia é um desejo direcionado a algum objeto, a libido é o desejo sexual direcionado ao objeto. A junção desses termos é que faz compreender o conceito do narcisismo, quando a catexia libidinal é tirado do objeto e se volta para seu próprio ego. Os distúrbios aos quais o narcisismo de uma criança são expostos, as reações em que ela se protege e o caminho que ela ficasujeita é a parte mais importante que pode ser isolada sob a forma do “complexo de castração” ( nos meninos a ansiedade em relação ao pênis; nas meninas a inveja do pênis) é tratada em conexão com o efeito da coerção inicial da atividade sexual.
Podemos reconstituir as mudanças que ocorrem pelos instintos libidinais quando isolados dos instintos do ego ficam em oposição a eles. A observação deadultos normais mostrou que sua megalomania antiga foi diminuída e que suas características psíquicas a partir dos quais inseridos seu narcisismo infantil foram apagados.
Os impulsos dos instintos da libido sofrem mudanças da repressão patogênica e entram em conflitos com as ideias e éticas do próprio individuo, o mesmo reconhece essas ideias como um padrão para si, se submetendo as suas própriasexigências. A repressão vem do ego, ou melhor, do amor próprio do ego. As impressões, experiências, impulsos e desejos pelos quais o homem se entrega ou elaboradas, serão rejeitadas por outro ou mesmo abafadas antes mesmo que possam ter entrado em sua consciência.
Podemos dizer que o primeiro homem fixou um ideal em si mesmo, pelo qual mede seu ego real, para o ego a formação de uma ideal seria ofator condicionante da repressão.
O ego ideal agora é alvo do amor de si mesmo desfrutado na infância pelo ego real. O narcisismo do individuo se desloca em direção a esse novo ego ideal, que se acha possuidor de toda perfeição e valor. O que ela projeta diante de si como seu ideal é substituído do narcisismo perdido da sua infância na qual era o seu próprio ideal. A sublimação é um processo quediz respeito à libido objetal e consiste no fato de o instinto se dirigi no sentido de uma finalidade diferente e afastada da satisfação sexual.

2 Análise do filme: O retrato de Dorian Gray
Dorian Gray é o personagem principal do filme que se muda para o interior da Inglaterra para Londres depois de receber uma herança deixada pelo seu pai. Passa a viver com uma alta sociedade que espera dele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Narcisismo
  • Narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • Narcisismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!