Napoleon Crossing the Alps, Jacques-Louis David

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
O artista Jacques-Louis David foi um pintor neoclassicista francês. Numa troca de presentes entre Napoleão e o rei Carlos IV de Espanha, como forma de celebração da vitória francesa, ao primeirofoi oferecido um retrato pintado por Jacques Louis David (entre outras prendas). Uma vez que esta obra foi levada para o Palácio Real de Madrid, Napoleão pediu ao pintor que fossem feitas mais trêsversões. Jacques-Louis David fez ainda uma quinta. Em 1801 o artista foi declarado pintor oficial de Napoleão Bonaparte.
O pedido do líder político e militar foi que David o representasse calmo enquantomontava um cavalo impetuoso. O artista juntou a este requisito de Napoleão a imagem do seu exército, que o seguia na travessia dos Alpes, em Maio de 1800. Este retrato é bastante idealizado,característica das obras neoclassicistas. A representação de Bonaparte jovem pode ter a ver com o facto de este se ter recusado a posar para o artista e de ter sido um filho de David a posar para si; narealidade, a única peça de Napoleão existente durante o retrato foi o uniforme. Na obra tudo parece estar a favor do personagem: o vento, o cavalo, verticalidade, o braço do personagem, a inclinaçãopaisagística, a inscrição do seu nome na pedra e o tempo atmosférico indicam ascensão e bonança.
A peça está repleta de simbolismos: o facto de uma das mãos estar enluvada e a outra não e o facto de estar amontar um cavalo branco pode significar que o objectivo de Bonaparte é trazer paz e não o de conquistar; o gesto que faz com o braço indica o caminho, ascensão, determinação e força; algumas das coresque traz vestidas rementem para a bandeira francesa (azul, branco e encarnado); entre outros simbolismos.
A análise feita em aula esteve maioritariamente de acordo com as informações reais da obra. Defacto, está representado um Napoleão vitorioso e quase que “agigantado” para a transmissão de uma sensação de liderança, autoridade e importância (hoje sabe-se que Bonaparte era um homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jacques-Louis David
  • Jean jacques louis david
  • Jacques louis david
  • Jacques Louis David
  • Jacques Louis David
  • análise da obra as sabinas, de Jacques louis david, segundo 5 pontos de vista
  • The mind in the cave david-williams
  • DIFERENÇAS ENTRE SISTEMAS GERENCIAIS DE EMPREENDEDORES E OPERADORES DE PEQUENOS NEGÓCIOS (Louis...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!