Ictericia

Páginas: 2 (450 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Icterícia

Icterícia é uma condição causada por diversas doenças hepáticas, infecções e intoxicações, estase nas vias biliares ou aumento da destruição dos glóbulos vermelhos (denominada icteríciahemolítica). É caracterizada por coloração amarelada da parte branca dos olhos, dos tecidos e das mucosas, devido à passagem da bilirrubina do sangue para os tecidos e urina. Existe também aicterícia epidêmica que está ligada à hepatite epidêmica e outras doenças infecciosas como a febre-amarela, a doença de Weil e a malária.
Não se trata de uma doença, mais de um sinal para o qual podem existirvárias causas. Pode ser tratada através de medicamentos e/ou dieta.
Em condições normais, é comum haver pigmentos biliares no sangue, porém, não em quantidade excessiva como ocorre na icterícia.Tais pigmentos (resultantes da destruição da hemoglobina), são filtrados pelo fígado e excretados através das fezes.

Figura 8 – Coloração amarelada da esclerótida ocular, sinal típico de icterícia.(Fonte: www.apef.com.pt)

A icterícia neonatal ou hiperbilirrubinemia causa no recém-nascido uma coloração amarelada, devido a uma falha temporária na síntese da enzima responsável pelo metabolismoda bílis, gerando um excesso de bilirrubina na corrente sanguínea do bebê. E bastante comum e aparece por volta do decimo dia após o nascimento.
Para o tratamento recomenda-se que o bebê tome banhosde sol de manha ou no fim da tarde, e nos casos mais graves a criança será submetida a fototerapia.

A icterícia obstrutiva causa uma falha na drenagem da bílis, devido um distúrbio no sistemabiliar. É popularmente conhecida como icterícia pós-hepática, cujas causas frequentes são cálculos biliares e câncer de pâncreas.
Um tipo particular da icterícia obstrutiva ocorre quando não há compostosde bilirrubina nas fezes, e estas adquirem uma cor cinzenta-esbranquiçada causada pela obstrução das vias biliares devido a tumores ou cálculos encravados. O tratamento e feito por intervenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ictericia
  • Ictericia
  • ICTERÍCIA
  • Icterícia
  • Icterícia
  • ICTERICIA
  • ictericia
  • Ictericia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!