Agonia ou robustez

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
​Caio Prado Jr. pode ser considerado o “[...] primeiro grande exemplo de interpretação do passado em função das realidades básicas da produção, da distribuição e do consumo”. Sua obra pode ser vistacomo um grande “salto qualitativo” na produção historiográfica brasileira, pois foi a partir do estabelecimento de seu conceito sobre “sentido da colonização” que se pôde amalgamar os diversosepisódios coloniais descritos geralmente em separado, ou seja, os ciclos econômicos bem descritos por Simonsen, mas que certamente careciam de uma inter-relação (“[...] tal concepção [a de Simonsen e dosciclos econômicos] só tem favorecido uma visão estanque da história, como numa projeção de diapositivos: sai o pau-brasil, então o açúcar e assim por diante” [Linhares & Silva).
​Formulações de grandepeso que se seguiram, como a de Celso Furtado e, de forma muito mais evidente, Novais, tiveram em Prado um substrato essencial.
​Na década de 1970, no entanto, o paradigma pradiano começaria aenfrentar as primeiras oposições.
​O texto de Francisco Iglésias salientava a grande importância da produção de Caio Prado, mas afirmava faltarem ali dados, constatações de caráter empírico. Isto fez com queuma linha de pesquisa surgisse e fosse amplamente explorada: a chamada “cultura de monografia” passou a empenhar-se justamente na pesquisa daquilo que estava ausente, “em suma, contribuindo para oparadigma, corroborando-o, ampliando seus tentáculos”. Nas palavras de Kuhn, isto significava fazer “ciência normal”, ou seja, passa-se a examinar um fenômeno de perto, muitas vezes na tentativa de“encaixar a natureza” aos limitesditados pelo paradigma; assim, a ciência normal busca articular os fenômenos e fatos já fornecidos pelo paradigma, ao invés de buscar a criação de outras teorias.
​Tal“cultura de monografia” geraria um grande desconforto na historiografia. Em primeiro lugar, deixava-se de ter uma abordagem global da situação para focar-se em situações cada vez mais especificas;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • agonia
  • Agonia e extase
  • A Agonia No Getsemani
  • agonia e extase
  • Agonia das Religiões
  • A Agonia da Democracia
  • Agonia e extase
  • Agonia e extase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!