Nanotecnologia - resenha de artigo

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Nanotecnologia

O melhor caminho para criar máquinas do tamanho de átomos provavelmente é plagiar as células vivas
por Reinaldo José Lopes
Pequena grande ideia
Como a nanotecnologia mudaria o mundo.

Robôs minúsculos, menores que uma bactéria, construindo carros, pontes e cidades inteiras; exércitos de submarinos microscópicos navegando pelo interior do corpo humano e curando doenças.Cenários mirabolantes desse tipo são o sonho dourado dos defensores da nanotecnologia, um ramo da ciência que busca a manipulação precisa de objetos do tamanho de átomos, na escala dos nanômetros (1 nanômetro equivale a 1 metro dividido por 1 bilhão. É pequeno pra danar). Se a técnica se tornar tão confiável quanto a engenharia civil é hoje, a humanidade vai se beneficiar de uma reviravolta tecnológicade deixar a Revolução Industrial e a internet no chinelo. A questão é: dá mesmo para fazer isso?

Ainda é muito cedo para uma resposta definitiva, mas algumas tendências já estão se desenhando. A mais importante, diz Richard Jones, do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Sheffield (Reino Unido), é que não dá para construir máquinas de dimensões nanométricas simplesmente usandopecinhas minúsculas de metal e plástico. No ambiente do muito pequeno, usar esse tipo de material e estrutura é receita para o desastre - você já vai entender o porquê. A melhor receita, argumenta Jones em seu livro Soft Machines ("Máquinas Moles", ainda sem versão em português), é copiar as células vivas, as quais, afinal, têm vasta experiência - uns 4 bilhões de anos - na arte de construirmáquinas nanoscópicas. Se essa possibilidade vingar, o céu é o limite, como você confere a seguir.

Gente que se faz
Em busca das máquinas que procriam.

Um dos sonhos dos pesquisadores que trabalham com nanotecnologia é o de criar artefatos capazes de replicar a si mesmos. A ideia é que esse tipo de aparelho, uma vez fabricado, seria capaz de usar, sozinho, as matérias-primas necessárias paraconstruir outras cópias dele. Isso aumentaria exponencialmente a eficiência de todo tipo de processo industrial.

"Na prática, a própria palavra ‘construção’ seria inadequada. O processo seria mais parecido com encher um tanque de nutrientes e esperar que o produto cresça lá dentro", explica Jones.

Acontece que os seres vivos já são mestres nesse tipo de técnica, a chamada self-assembly("automontagem"). Na verdade, ela não depende de nenhum tipo de interação "inteligente" entre as peças de uma membrana celular, por exemplo. O que acontece é que a própria estrutura das moléculas que são produzidas faz com que elas automaticamente se encaixem e montem o "aparelho celular" desejado. Pense nisso como um conjunto de peças de Lego que são atraídas umas pelas outras por uma espécie de ímã paramontar uma casa ou um avião. A diferença é que é a afinidade química e estrutural entre as peças, e não o magnetismo, que faz o serviço.

Em termos biológicos, esse tipo de processo já é bem rapidinho - afinal, em condições ideais, as bactérias conseguem dobrar sua população em cerca de 10 minutos. Com alguma sorte, essa velocidade recorde talvez possa até ser melhorada.



Unidosvenceremos
Robôs minúsculos agindo juntos.

Outra capacidade interessante seria a atuação dos futuros nanoaparelhos como uma espécie de "enxame" - um conjunto de artefatos minúsculos que poderiam interagir entre si para realizar determinada tarefa, tal como as abelhas de uma colmeia. Eles ficariam em formação para agir como guindaste num momento e ganhariam outra configuração para formar uma ponte"instantânea" no momento seguinte, digamos.

Para que esse tipo de feito se torne possível, é claro que um dos elementos cruciais seria a sinalização entre as pequenas nanomáquinas, para que elas conseguissem se coordenar de forma eficaz. Não parece muito provável que elas façam isso se falando por ondas de rádio - ao menos pelo que se pode prever, não há técnica capaz de encolher componentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artigo nanotecnologia
  • Artigo
  • Artigo Nanotecnologia
  • resumo do artigo de nanotecnologia
  • RESENHA DE ARTIGO;
  • Resenha do artigo
  • Resenha artigo
  • Resenha de artigos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!