Nama

Páginas: 3 (688 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
DATA: 09/10/2012




Principais problemas apontados com o impasse das negociações relacionadas ao NAMA




As negociações relacionadas a NAMA (Non-Agricultural Market Access) noâmbito da Rodada Doha expõe o impasse vigente desde longa data entre países em desenvolvimento, exportadores de produtos agrícolas e países desenvolvidos, exportadores de produtos industrializados eserviços. Com base nas teorias liberais da economia, os participantes do comércio internacional procuram maneiras de abrir mercados para receber seus produtos mas, contrariamente a esse mesmo liberalismo,tentam proteger seus mercados internos, geralmente menos competitivos, contra a entrada de produtos importados que possam tirar do mercado os produtores locais e, supostamente, causar desemprego eredução da renda nacional.

Os países emergentes reafirmaram sua preocupação principal, que é ter mais acesso ao mercado dos países desenvolvidos para seus principais produtos de exportação e manterum espaço para políticas comerciais destinadas ao desenvolvimento industrial, já que esses países se caracterizam em geral como exportadores de commodities agrícolas para os desenvolvidos. O objetivoseria diversificar a pauta de exportações com produtos de maior valor agregado no longo prazo.

A principal dificuldade em firmar acordos na Rodada Doha se explica pela veriedade da economia eda produção entre os participantes. Uns são ricos e desenvolvidos, desejam exportar mais sua produção industrial (para isso querem a liberalização comercial) e, ao mesmo tempo, proteger seu setoragrícola da concorrência dos países menos desenvolvidos, que são mais competitivos em bens agrícolas. Os menos desenvolvidos desejam que as barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelosdesenvolvidos sejam eliminadas (liberalização comercial), para que suas commodities entrem com maior facilidade e realizem maiores lucros. Por outro lado, também mantém políticas de defesa da indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cura de namã
  • Proj2 Namas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!