NagiosSnmp

1526 palavras 7 páginas
Diego Torres Resende

Curso: Redes De Computadores
Nagios SNMP

Aracaju
2014

Introdução

Originalmente escrito sob o nome de Netsaint, o Nagios foi criado e ainda é mantido por um desenvolvedor norte americano chamado Ethan Galstad, e sua equipe espalhada por todo o mundo, dedicados a desenvolver plugins, corrigir bugs, desenvolver interface web, produzir e traduzir documentação, entre outras atividades. Esse software é distribuído desde o início sobre a licença GPL e atualmente foi criada uma versão Enterprise, denominada Nagios XI, foi adicionada uma interface diferente e alguns recursos a mais, além do contrato de suporte.
A facilidade em administrar grandes infraestruturas faz com que mesmo a versão open source seja comparada a sistemas comerciais existentes, como WhatsUp e HP Openview por exemplo. Isso se deve a grande modularidade da ferramenta, que proporciona integração com as mais diversas tecnologias, incluindo o difundido SNMP.
Um grande diferencial do Nagios é queadministradores podem desenvolver ferramentas extremamente restritas ao seu ambiente e integrá-las a esse poderoso aliado.

A ferramenta Nagios

Nagios é uma poderosa aplicação para monitoramento de rede, de código aberto, licenciada sob a GPL e escrito nos padrões web, ou seja, acessível via browser. O software tem a capacidade de monitorar tanto hosts quanto serviços emitindo alertas dos mais variados tipos quando ocorrem problemas e também quando os problemas são resolvidos.
Um diferencial do Nagios em relação aos seus concorrentes é que ele possui um modularidade muito grande. É possível escrever plugins para ele de forma muito fácil, além da existência de repositórios de plugins que adiciona ao Nagios as mais diversas funcionalidades.
O Nagios surgiu de um projeto já bem estável chamado Netsaint, assim já nascendo como um projeto maduro. Isso ajudou muito para que ele ganhasse espaço rapidamente entre os softwares de monitoração consolidados.
Funcionamento

O Nagios é

Relacionados