NA CONCEP O DE HILTON JAPIASSU

302 palavras 2 páginas
1) “NA CONCEPÇÃO DE HILTON JAPIASSU, A DISCIPLINA É UMA “CIÊNCIA’’, E A DISCIPLINARIDADE SERIA A ANÁLISE, OU SEJA, ESTUDO DESTA CIÊNCIA.”
O que seria então a interdisciplinaridade? De uma forma geral, a interdisciplinaridade é o diálogo e integração entre diferentes disciplinas, e mostra-se de fundamental importância, pois contribui para o aprendizado do aluno.
A interdisciplinaridade compreende proximidade, convergência, contato e interação. Essa interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, assim é necessário que haja pontos de ligação entre as disciplinas, tendo em alguns casos o mesmo objeto de estudo, variando apenas em sua investigação.
Para Japiassu trata-se também de uma necessidade do discente, devido ao universo global e as múltiplas dimensões. No entanto a luta pelo conhecimento amplo é óbvia, devido às exigências que o mercado impõe aos recém formados, isso explica a busca de conhecimento fora do ambiente acadêmico.
Para Japiassu, a interdisciplinaridade surge como uma necessidade imposta pelo surgimento cada vez maior de novas disciplinas. Assim, é necessário que haja pontes de ligação entre as disciplinas, já que elas se mostram muitas vezes dependentes umas das outras, tendo em alguns casos o mesmo objeto de estudo, variando somente em sua análise .
A interdisciplinaridade surgiu com o aumento de disciplinas no âmbito escolar. Ela é de extrema importância, pois faz ligações entre uma disciplina e outra, tendo como base na maioria das vezes a mesma fonte de estudo diferenciando apenas a maneira de estuda-lo. Por exemplo: os alunos estão estudando um ponto turístico na disciplina de história, e pode acrescentar a matemática para saber a quilometragem para chegar ao determinado ponto turístico, em português podem relatar em resenha o que cada aluno aprendeu, já em artes o professor poderá propor aos alunos a ilustração do ponto turístico etc

Relacionados

  • A pscologia ou as pscologias
    5084 palavras | 21 páginas
  • Empresarial
    12284 palavras | 50 páginas
  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas
  • estudante
    65777 palavras | 264 páginas