MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PADETERMINAÇÃO RA A DE PROTEÍNAS TOTAIS

1396 palavras 6 páginas
ESCOLA UNIVERSITÁRIA VASCO DA GAMA
Ano letivo 2014/2015

Ciclo de Estudos Integrados conducentes ao Grau de Mestre em Medicina Veterinária

Relatório de Bioquímica I
MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA A DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS TOTAIS

Autores:
Ana Coelho
Patrícia Magalhães
Ricardo Leal
Sandro Cardoso

Data: 05/12/2014
Local: Laboratório da Escola Universitária Vasco da Gama
Disciplina: Bioquímica I
Introdução
Ao longo de décadas, inúmeros pesquisadores têm-se dedicado ao desenvolvimento de metodologias e procedimentos visando a determinação de proteínas totais em diversos tipos de amostras como por exemplo sangue, urina e leite. Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ ou emissão de radiação eletromagnética por muitas moléculas, quando os seus electrões se movimentam entre níveis energéticos. A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultra violeta e o infra vermelho. A chamada radiação luminosa corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desde o ultra violeta ao infra vermelho no espectro da radiação eletromagnética (o espectro do visível está contido essencialmente na zona entre 400 e 800 µm). O espectrofotómetro permite-nos saber que quantidade de luz é absorvida em cada comprimento de onda. O conjunto de comprimentos de onda absorvidos são diferentes de substancia para substancia, a espectrofotometria permite-nos, por exemplo, identificar substâncias com base no seu espectro como também quantificá-las, uma vez que a quantidade de luz absorvida está relacionada com a concentração da substância.
O método de Biureto (método utilizado nesta experiência) é um dos mais rápidos e mais utilizados no doseamento de proteínas. Foi um dos primeiros ensaios colorimétricos a ser desenvolvido.
Proteínas são compostos poliméricos complexos com alto peso molecular presentes em grande quantidade no sangue, proteínas plasmáticas, estas podem-se classificar ainda em globulinas (α,β1,β2 e ϒ) e

Relacionados