mwnina de ourooo

284 palavras 2 páginas
O filme Menina de Ouro conta a história de uma garota que tem um sonho e luta para conquistar seus objetivos. Enfrenta preconceitos para prosseguir numa carreira onde é mais comum para homens. Chega o momento em que a protagonista se depara com uma lesão que a deixa paralisada, acamada, sem movimentos e apenas falando e vê seu sonho acabar. Ela suporta a imobilidade bem, até o momento em que se vê forçada a amputar a própria perna, então ela pede ao seu treinador, que desligue o tubo pelo qual respira. Nesse momento seu treinador que tem que tomar uma difícil decisão, mantê-la viva e infeliz ou cometer eutanásia e fazer a vontade dela. Pondo à prova todas as variações de julgamentos ético-morais acerca deste problema.

Diante deste impasse tão delicado e contextualizado em um cenário tão complexo, quem poderia julgar a decisão de Frank, sendo ela contra ou a favor do direito à morte? Ao optar por fazer a vontade dela, ele se torna o vilão, ou salvador de toda a sua dor e angústia?

Em casos como do filme a eutanásia ou morte assistida acontecem algumas vezes de acordo com a ética profissional e avaliação criteriosa de cada caso. A idéia de proporcionar a alguém que sofre, uma morte amena é uma decisão que deve ser pensada e repensada, pois com os avanços nas técnicas de manutenção da vida e prolongamento da sobrevida aumentam as discussões sobre essa difícil decisão, o que implica na distinção entre o que é liberdade para morrer e o que é o dever de salvar

Relacionados