Mwemorias

1740 palavras 7 páginas
Memorias Semicondutoras

ROM (memória somente de leitura)
E um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
Com a evolução da ROM seu próprio nome perdeu sentido pois os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais, mas seu foco não é para gravação com frequência. Vários aparelhos eletrônicos usam essa tecnologia, como leitores de DVD, placas de computador, taxímetros, celulares. Dá-se o nome de firmware para o software gravado dentro da ROM para o funcionamento destes aparelhos. A ROM de um micro é responsável pela a BIOS sistema que é responsável por "acordar" todos seus componentes e também pelo auto teste responsável por fazer testes na memória e outros componente do hardware e também pelo Setup responsável pela configuração de sua máquina. Ou seja, é na ROM que tudo começa.

PROM (memória programável só de leitura)
A memória pode ser programada só uma vez depois do fabrico pelo "rebentamento" dos fusíveis (usando um PROM blower), o que é um processo irreversível. O rebentamento de um fusível abre uma ligação, enquanto que o rebentamento de um antifusível fecha uma ligação (daí o nome). A programação é feita pela aplicação de pulsos de alta voltagem,que não são encontrados durante a operação normal (tipicamente, de 12 a 21 volts). ”só de leitura”, significa que, ao contrário do que acontece com a memória convencional, a programação não pode ser alterada (pelo menos pelo utilizador final).Uma PROM típica sai da fábrica com todos os bits no estado 1. A queima de um fusível durante a programação faz com que o seu bit passe a 0.Estas PROM's são usadas para armazenar permanentemente

Relacionados