mundan as Morais provocadas pelo Concilio Vaticano II, Por Adriano Rocha

1661 palavras 7 páginas
As Mudanças Sociais e Morais provocadas pelo Concilio Vaticano II
Adriano Rocha das Silva1

Apresentação
O presente trabalho tem como finalidade mostrar o panorama das mudanças desencadeadas pelo Sagrado Concílio Vaticano II na Igreja e principalmente na América Latina. O surgimento de uma nova forma de ver e sentir o mundo moderno, mostra também como as novas teologias surgiram a partir do concilio, como é o caso da Teologia da Libertação, que Surge da Opção preferencial pelos os Pobres e excluídos da América latina e do Caribe e o surgimento de uma nova Moral, a Moral do Amor ao Próximo.

O século XX ficou conhecido como o século das reviravoltas sociais, doutrinais, teológicas, filosóficas. Também marcado por dois conflitos bélicos mundiais e o grande evento do grande Concilio Ecumênico Vaticano II, e com isso o rompimento de uma ordem mundial estabelecida há séculos para dar lugar há uma nova ordem mundial de interesse social, politico e econômico.
A nível eclesial, a Igreja anti-modernista que imperava e se recursava a dialogar com o mundo moderno se mantinha por fora de tudo àquilo que representava avanço para a humanidade. Tempo dos papas “anti-modernistas” e denunciadores da modernidade como sendo perigosa ao ser humano e principalmente a Igreja. Coloco como exemplo os Papas Pio IX e Pio X, papas conservadores e que não aceitavam a modernidade mesmo diante das varias descobertas cientificas e dos movimentos (ação católica, litúrgico, laical...etc) que lutavam por uma abertura maior da Igreja para o mundo, movimentos esses que surgiram dentro da própria Igreja.
Com a eleição do papa Joao XXIII ao trono de Pedro. Aquilo que era ferrenhamente combatido pelos papas anteriores e por uma grande porção do magistério, serão as molas propulsoras para o grande evento vaticano II, como bem falara o papa Joao XXIII na abertura do concilio em Outubro de 1962: “é preciso que as janelas da Igreja sejam abertas para que entre um vento novo e leve o mofo acumulado ao

Relacionados