Multimídia na escola jogos e novas descobertas

Páginas: 8 (1813 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2012
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda
Professora: Isabel de Oliveira Monschau
Orientadora: Mara Regina Radaelli

Multimídia na Escola
Jogos e novas descobertas

Cruz Alta – RS
2012

1. IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda
TÍTULO DO PROJETO: Multimídia na Escola: Jogos e novasdescobertas
PROFESSORA CURSISTA: Isabel de Oliveira Monschau
COLABORAÇÃO: Professora do laboratório de informática e Professora Multiplicadora do NTE de Cruz Alta RS
EXECUÇÃO: Isabel Monschau
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
TURMA: 5º Ano 20
TURNO: Tarde
Nº DE ALUNOS: 29 alunos
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: mês de agosto

2. Definição do tema

Em tudo que nós seres humanos fazemos no nosso diaa dia precisamos: adicionar, diminuir, dividir e multiplicar.
Somado a esse fator leva-se em conta que a criança, desde os primeiros anos de vida, passa a maior parte do tempo efetuando suas descobertas através de jogos e brincadeiras.
Conclui-se daí que, o jogo é algo que faz parte da vida e do desenvolvimento da criança. Ao jogar ela imagina, cria, inventa, constrói e desconstrói situaçõesapoiando-se nesse processo para a compreensão do mundo que a rodeia.
Consta também nos Parâmetros Curriculares Nacionais a importância da mediação de jogos para aquisição do conhecimento.
O tema “Multimídia na Escola: Jogos e novas descobertas” abre um leque de novas possibilidades, uma vez que através dos jogos voltados para a multiplicação pode-se envolver outras disciplinas despertandonovos interesse e novas curiosidades.

3. Justificativa
Hoje em dia falar em educação é muito mais que instrumentalizar as nossas crianças, jovens ou adultos. Educar encontrasse em um novo patamar, cuja essência é o desenvolvimento e a realização global de nossa clientela escolar.
Com esta visão, entende-se que utilizar o jogo para o ensino de matemática e principalmente a multimídia exige umamudança significativa na postura do professor. O professor necessita se desacomodar do seu “mundinho anterior” de receitas prontas e de um mundo totalmente conhecido e se aventurar no mundo desconhecido das tecnologias em busca de um aprimoramento pessoal e profissional para que se efetivem as mudanças culturais das escolas.
O professor passa de comunicador de conhecimento para o mediador,observador, controlador, incentivador da aprendizagem, do processo de construção de conhecimento, ele se torna o orientador da busca e do bom uso deste novo instrumento de abertura para o mundo que é a multimídia.
A tecnologia tornou-se uma ferramenta indispensável para o estímulo da aprendizagem dos alunos. Hoje, os professores podem dispor desta instrumentalização que ajuda os alunos a compreendere assimilar os conteúdos da matéria com mais facilidade e eficácia, tornando assim suas aulas prazerosas e interessantes.
É importante fazer o uso da tecnologia em sala de aula. Embora, seja questionável o seu uso dentro da mesma por profissionais mais tradicionais. Contudo, a tecnologia e os jogos podem despertar o interesse do aluno em aprender.
Como uma das alternativas, penso-se no uso dejogos como um ótimo recurso didático, para exercitar o raciocínio, a observação e o pensamento lógico, de forma divertida e gostosa desenvolvendo e socializando seus conhecimentos com os colegas e tornando a aprendizagem prazerosa e significativa para as crianças.

4.Objetivos
4.1 Objetivo Geral:
Objetivo do projeto é despertar a curiosidade, o raciocínio rápido e o interesse das criançaspela tabuada, expandindo seus conhecimentos para as demais áreas de estudo, uma vez que aulas do tipo quadro negro e giz se tornam cada vez mais desestimulante para o aluno e desgastante para o professor.
4.2 Objetivos Específicos:
* Contribuir pedagogicamente para o estímulo e um maior envolvimento dos alunos com a disciplina de Matemática e com o uso das tecnologias;
* Desenvolver a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nova especie descoberta no Brasil
  • novas descobertas de bacterias
  • O uso do "método" para novas descobertas
  • Escola Nova
  • Escola Nova
  • Escola Nova
  • Jogos na escola
  • Jogos na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!