Mulheres plenas de vazio

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

SANTOS, Manoel Antônio dos et al . “Mulheres plenas de vazio”: os aspectos familiares da anorexia nervosa. Vínculo,  São Paulo ,  v. 1, n. 1, dez.  2004 .   Disponível em .acessos em  19  fev. 2014.


Nas últimas décadas os transtornos alimentares apresentaram grande incidência, e este aumento está associado a fatores sócio-culturais, que determinam formas corporais ideais, a adesão, ecerta imposição de hábitos saudáveis. “Contudo tal ênfase pode facilmente se degenerar e esta busca constante pelo corpo perfeito tornar-se uma obsessão. Só que na anorexia isso adquire um caráter muitopeculiar: à medida que o quadro se instala, o corpo é constantemente negado, a tal ponto que se exime de ser um corpo vivo e desejante.” (DITOLVO,1999 apud SANTOS, 2004, p 1).
Assim a anorexia, alémde um sintoma da sociedade contemporânea que prioriza, e enfatiza o estereótipo de beleza de modelos ou atletas, a anorexia nervosa é considerada, pela Associação Americana de Psiquiatria, umtranstorno psiquiátrico.
“A anorexia e a bulimia nervosa são transtornos da conduta alimentar cuja prevalência tem crescido nas últimas décadas, atingindo principalmente adolescentes e jovens mulheres”(SANTOS et al., 1998 apud SANTOS, 2004, p 1). Esta forma de transtorno atinge não só o portador de forma marcante, mas também seus familiares.
A complexidade e gravidade do quadro clínico apresentadopelas pacientes exigem intervenção multidisciplinar e integral. “A literatura enfatiza a necessidade de inclusão da assistência à família no planejamento terapêutico, incluindo-se a psicoterapia familiar”(SANTOS, 2002 apud SANTOS, 2004, p1).
Castro (2000), através de uma pesquisa com mães de jovens portadoras de anorexia, concluiu que com a eclosão do transtorno a família passa a viver em função domembro afetado, toda a dinâmica familiar é modificada e emergem sentimentos ambivalentes, pois se encontram em uma situação que se sentem na necessidade de demonstrar maior tolerância e por outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vazio
  • vazio
  • Vazio
  • Vazio
  • A era do vazio
  • Vazio
  • Vazio
  • Vazio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!