mudanças recentes na tecnollogia

4294 palavras 18 páginas
Noções básicas de matemática com Mathematica

1.1 Introdução

A computação algébrica é um novo meio de aprendizado que une a informática ao ensino da Matemática. Este novo método de ensino das ciências exatas e de Matemática em particular, vem sendo adotado em diversas universidades e ocupa posição de destaque no mundo educacional de países desenvolvidos. As universidades estrangeiras ministram cursos regulares de computação algébrica aos alunos destinados à área de ciências exatas, o que é uma medida clara da importância que o meio científico e tecnológico vem adquirindo neste ramo.

A capacidade de armazenamento de informações, a velocidade de operação e a precisão faz do uso do computador uma ferramenta indispensável em todas as nossa atividades acadêmicas, profissionais e domésticas. Porém, ensinar o aluno somente a operar no computador não garante a melhoria da qualidade do ensino. É de suma importância que nossos es-tudantes estejam ao menos familiarizados com essa tecnologia, pois, afinal, deles depende o futuro de nossa sociedade. Uma das principais razões do uso do computador na educação é desenvolver o raciocínio e possibilitar situações de resolução de problemas, a fim de desenvolver o pensamento do aluno. O computador não deve ser inserido na educação como uma máquina de ensinar ou uma informatização instrucionista. Deve ser usado como uma informatização construcionista, que permita a reflexão e a construção de idéias, a partir da relação professor, computador e aluno. Deve-mos levar em conta que o computador não é o principal referencial do processo de ensino-aprendizagem, mas serve apenas como uma ferramenta auxiliar.

No mercado de informática existem vários softwares (pacotes computacionais) que oferecem condições de cálculos numéricos, manipulações algébricas e simbólicas. Alguns destes softwares funcionam no sistema operacional DOS e/ou são feitos para Windows. Os softwares Mathematica, Maple, Derive, etc., são sistemas de computação

Relacionados

  • Papéis ocupacionais e pessoas com deficiências físicas: independência, tecnologia assistiva e poder aquisitivo
    37822 palavras | 152 páginas