Mudanças de paradgmas no processo setetivo

6628 palavras 27 páginas
Paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida.

[pic]

[pic][pic][pic]NOVOS PARADIGMAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Sex, 10 de Outubro de 2008 06:17
[pic]
Compartilhar [pic]
[pic][pic][pic]inShare1 [pic]
Fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no RH das empresas e as perspectivas nessa 2ª década do século XXI é o assunto desse nosso primeiro papo.
Mostrar o quanto essa área já mudou de perfil e o quanto ainda pode mudar nos próximos anos. Sempre comento sobre meus primeiros dias de trabalho como funcionária num grande conglomerado financeiro em 1971.
Apesar de ter sido contratada para a área de Treinamento; deveria conhecer os demais setores da empresa, principalmente o RH e a área de Recrutamento e Seleção que seria o celeiro de meus treinandos. Um especialista comentou comigo orientações que sempre deveria verificar: ficar atento à carteira profissional do candidato e ao número de anos que ele tinha permanecido em cada empresa; fazer a entrevista bem de perto, para ver se o candidato não cheirava a bebida e contar uma boa piada para fazê-lo rir e avaliar sua saúde a partir da qualidade de seus dentes.
Desde então, realmente muita coisa mudou nos processos de Recursos Humanos, porém o foco central - administrar pessoas - continua sendo o eterno desafio.
Como fazer isso cada vez melhor? A evolução da área ao longo do tempo me levou ao conceito de "pensar o RH de forma diferente". Para isso é preciso “olhar o passado” (décadas de 30 a 90) para vislumbrar o futuro (2ª década do século XXI): Década de 30 : O RH era constituído pelos donos das empresas. Inspirados no Fascismo utilizavam-se da máxima "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados. Década de 40 : O RH era constituído por Advogados, especialistas em entender as leis para driblá-las e não cumpri-las. Getúlio Vargas promulga a CLT, inspirada na carta fascista de Mussolini. Surgem às

Relacionados