mucuepa trabalho

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
canas de Manhica...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz-
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz-
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz-
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz-
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzMapa da aptidão da cultura da cana-de-açúcar Zoneamento macro - Aptidão ecológica da cultura da cana-de-açúcarMapa da aptidão da cultura da cana-de-açúcar
Aptidão climática para a cultura canavieira
A cultura da cana-de-açúcar (Saccharum spp.), como planta semi-tropical em todo o curso do ano. Nesse aspecto, difere das cultura anuais, de ciclo curto, como as de arroz algodão, trigo, batata etc., que são influenciadas apenas pelas características climática de limitados períodos do ano.
As exigênciasclimáticas da lavoura canavieira podem diferir bastante segundo a finalidade: açúcar de usina, aguardente ou forragem.
Normalmente, as lavouras para produção de açúcar são mais exigentes em clima. Como há necessidade de alta produção de sacarose, a planta necessita encontrar condições térmicas e hídricas adequadas no período vegetativo, para permitir desenvolvimento satisfatório da planta e umaestação de repouso com acentuada restrição hídrica ou térmica, para forçar repouso da planta e enriquecimento em sacarose, na época do corte.
Essas restrições não deverão ser exageradas, pois poderão limitar a produção geral do canavial e exigir medidas corretivas que encareçam a produção. Dessa forma, para fugir aos efeitos de um período hibernal rigoroso, que reduza demasiado a estaçãovegetativa, a cultura açucareira está restrita à zona intertropical, com poucas incursões às áreas de latitudes mais elevadas da zona subtropical. Basta que em alguns meses do ano, a temperatura caia abaixo de 15 ºC, para que se tenha de recorrer a variedades precoces e resistentes ao frio.
No estado de São Paulo encontram-se as mais variadas condições e restrições climáticas para a lavoura canavieira.Certas áreas possuem clima que se pode considerar ideal, sem restrição alguma. Outras apresentam restrições, quer térmicas, que hídricas, mas moderadas, que permitem a cultura econômica, sem exigir recursos e técnica agronômica especial.
Exigências Climáticas
A cana-de-açúcar, para se desenvolver normalmente e dar produções e rendimentos comerciais econômicos de sacarose, necessita dispor de ummínimo de energia ou calor durante o ciclo vegetativo.
Camargo e Orotolani (1964) admitem que o número de unidades de evapotranspiração potencial, acumuladas, necessário ao desenvolvimento e maturação das variedades comuns de cana, para fins açucareiros, está em torno de 850 mm anuais, por ser esse o número encontrado nas áreas açucareiras mais frias do sudoeste do território paulista e nas regiõescanavieiras do Rio Grande do Sul. Nas condições do Estado de São Paulo, as áreas com menos de 850 mm de evapotranspiração potencial anual, apresentam a temperatura anual média de aproximadamente 19 ºC.
Geadas – nas áreas mais afetadas pelas geadas, torna-se necessário o cultivo de tipos mais resistentes ao frio, ou o emprego de medidas de defesa preventiva, evitando o plantio em terrenos debaixada ou fundo de bacias mal drenadas.
Maturação – Fatores diversos podem influenciar a maturação da cana, o rendimento de sacarose e a presença de glicose no caldo. Tais fatores estão associados à taxa de crescimento da cana. Há uma relação inversa entre a taxa de crescimento do colmo e o rendimento de sacarose do caldo, pelo fato de que, com o consumo de produtos assimilados, no processo decrescimento, sobram menos desses produtos para serem armazenados na haste da cana.
Dois são os fatores climáticos que influenciam o repouso e a maturação da cana: baixa temperatura e deficiência de umidade.
A queda da temperatura média diária abaixo de determinados limites reduz substancialmente o crescimento da cana. Crescimentos apreciáveis são observados apenas quando a temperatura média diária...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!