MUCOSA ORAL FEITO PRA PROFESSORA

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 31 de maio de 2015
“MUCOSA ORAL”

→Mucosa oral : Reveste a cavidade oral (cavidade úmida constantemente banhada pela saliva), nos seus dois espaços virtuais, ambos delimitados pelos arcos dentários:
→vestíbulo (externo aos arcos dentais): revestido pelas mucosas dos lábios e das bochechas de um lado e pela mucosa alveolar e da gengiva de outro.
→ Cavidade oral propriamente dita: revestido pela gengiva, mucosapalatina,mucosa lingual e do assoalho da boca, istmo das fauces e tonsilas.Continua-se com a pele dos lábios e com a mucosa da faringe para orestante do tubo digestivo.
Constituída por 2 elementos: epitélio (oriundo da ectoderme) e lâmina própria de tecido conjuntivo (oriunda do ectomesênquima), entre ambos existe uma lâmina basal.
A superfície da cavidade oral têm os mesmos elementos que a pele quereveste externamente o corpo, sendo porém desprovida de anexos. Entretanto,por revestir uma cavidade úmida é denominada de mucosa oral.Em algumas regiões da boca, logo abaixo da lâmina própria, existe uma submucosa, na qual predominam glândulas e tecido adiposo, equivalente,nesse caso, à hipoderme da pele.

- FUNÇÕES
•Proteger e recobrir tecidos profundos da mecânicarespiratória;
•Sensorial(gustativa, dor, temperatura, tato)
•Regulação térmica (pense num cachorro de boca aberta num dia de calor)
•Secretora (produção de saliva por toda a cavidade)
•Pode indicar contágio de doenças. A AIDS, por exemplo, tem como sinal a presença de leucoplasia pilosa ou sarcoma de Kaposi.

- DESENVOLVIMENTO
3ª semana: a cavidade oral primitiva é revestida por um epitélio delgado e um ectomesênquimasubjacente.O epitélio é constituído por dois estratos, um mais profundo, basal, com células cúbicas altas e outro superficial, com células cúbicas baixas ou um pouco achatadas.
4ª semana: já está estabelecida a comunicação da cavidade oral com o tubo digestivo anterior. Enquanto o epitélio permanece sem modificações evidentes, o ectomesênquima passa a apresentar maior número de células indiferenciadasdevido à migração de mais células provenientes das cristas neurais.Nos dias que se seguem, a única mudança que se observa é a formação da banda epitelial primária nas regiões correspondentes aos futuros arcos dentários, com suas derivadas, a lâmina vestibular e a lâmina dentária.
7ª semana: o epitélio oral fica dividido devido a formação do sulcovestibular entre aquele que reveste a região dacavidade oral situada por fora do sulco, e aquele que reveste os arcos dentários, o palato, a porção ventral da língua e o assoalho da boca.
O epitélio que reveste o dorso da língua começa a se diferenciar,aparecendo as papilas foliadas, valadas, fungiformes e filiformes.Nessa época, as cristas palatinas acabam sua fusão, estabelecendo-se,ao formarem o palato, o formato definitivo da cavidade oral.Àdiferenciação do epitélio do dorso lingual, segue o espessamento do restante do epitélio oral primitivo, apresentando, com isso, várias camadas.Após a 4ª semana, o epitélio oral torna-se francamente estratificado, o que significa que o processo de proliferação está definitivamente estabelecido.Durante as semanas seguintes, começa também o processo de maturação,aparecendo alguns grânulos dequerato-hialina nas áreas onde o epitélio será queratinizado.
Após a 20ª semana, essas áreas tornam-se paraqueratinizadas.Em geral da 20ª semana em diante o epitélio oral das diversas regiões da boca mostra características muito semelhante ao definitivo.
Aos 6 meses de vida pós natal, quando os dentes começam a erupicionar, a mucosa perde sua continuidade, formando-se o epitélio juncionalna interface entreo esmalte dos dentes e o restante da mucosa. Após ter atingido essa idade, o epitélio torna-se ortoqueratinizado nas áreas correspondentes .

ESTRUTURA
Epitélio pavimentoso estratificado, por causa da sua função de forramento, o epitélio oral prolifera-se constantemente, sendo originadas novas células na sua camada mais profunda e descamadas outras na sua superfície.Devido a essa disposição em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mucosa oral
  • Mucosa oral
  • Mucosa Oral
  • mucosa oral
  • Mucosa oral
  • Mucosa oral
  • Lesões mucosas orais brancas
  • O esfregaço de mucosa oral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!