MRU MRUV

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FACULDADE DE AMERICANA

NOMES DOS AUTORES
(COLOQUE OS NOMES AQUI)

RELATÓRIO DE FÍSICA I
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS








AMERICANA, SÃO PAULO
2013

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
1.1 - OBJETIVO 2
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
2.1 - O LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS 2
2.2 – O LANÇAMENTO HORIZONTAL 3

3. MATERIAIS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
3.1 – MATERIAIS 3
3.2 – PROCEDIMENTO 44. RESULTADOS OBTIDOS E ANÁLISE DE DADOS 5

5. CONCLUSÃO 6

6. BIBLIOGRAFIA 6









1. INTRODUÇÃO
Podem ser considerados como Projéteis, os corpos que se movimentam próximo à superfície terrestre, sem entrar em contato com o solo. Assim, uma bola de futebol, de vôlei, de tênis, uma bala de revólver, são exemplos práticos de projéteis realizando um movimento.
1.1- OBJETIVOFazer o estudo Lançamento de Projéteis através do Lançamento Horizontal, para a devida concretização do assunto visto em teoria.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1- O LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Como dito anteriormente, o lançamento de projéteis é definido como o movimento de um corpo próximo a superfície terrestre sem que haja contato com o solo. Em situações em que prevalece apenas a atração daTerra (atração gravitacional), todos os corpos movimentam-se com a mesma aceleração, a chamada aceleração da gravidade. Nas proximidades da superfície terrestre, é possível observar que, qualquer que seja o corpo em queda livre, a sua velocidade aumenta de maneira uniforme 9,8 m/s a cada segundo de queda, ou seja, sua aceleração durante a queda é constante e igual para todos os corpos. É o quechamamos de aceleração da gravidade (g), que, em nosso planeta é de aproximadamente 9,8 m/s².
Existem quatro tipos de Lançamento de Projéteis cada um com suas particularidades e são eles: Queda Livre, Lançamento Vertical, Lançamento Horizontal e o Lançamento Oblíquo.
A expressão queda livre significa “cair no vazio (vácuo), ou seja, sem que haja resistência normalmente oferecida pelo ar aos corpos quecaem em direção ao solo”. Isso significa que todos os corpos simultaneamente soltos de uma mesma altura no vácuo, chegam ao solo juntos e com a mesma velocidade. Essas características podem ser observadas não só nos movimentos verticais dos corpos (Lançamento vertical e Queda livre), mas também no Lançamento Horizontal e Lançamento Oblíquo.
2.2 – O LANÇAMENTO HORIZONTAL
O lançamento em um campogravitacional de um corpo pode ser feito de diferentes velocidades e diferentes inclinações em relação à horizontal. No entanto, o caso específico do lançamento horizontal de um corpo localizado a uma altura h, acima do solo, o ângulo de lançamento é 0°.
Quando um corpo é lançado horizontalmente de uma altura h, acima do solo, ele descreve uma trajetória em forma de parábola ate atingir o chão.A figura abaixo descreve essa trajetória.




Figura 1: Trajetória do corpo no lançamento horizontal.

3. MATERIAIS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 – MATERIAIS
Para a execução do procedimento experimental foram utilizados os seguintes materiais:
• 1 Rampa para Lançamento de Projéteis
• 1 Esfera de Aço;
• 1 Prumo;
• 1 Folha de papel;
• 1 Folha de papel carbono;
• Fita crepe;• 1 Trena de 3m;
• 1 Cronômetro Mondane;

Abaixo temos a rampa utilizada para esse experimento:






Figura 2: A rampa.
3.2 – PROCEDIMENTO
O experimento consiste em posicionar a rampa de lançamento sobre a extremidade da bancada a uma altura H do solo, em que a esfera de aço será projetada de forma horizontal caindo no chão a uma distancia d do ponto de saída da bancada. Avelocidade horizontal é resultante do percurso da esfera sobre a rampa do ponto inicial localizado a uma altura h da bancada. Abaixo temos a ilustração do experimento a ser realizado:






Figura 2: Ilustração do Experimento.
A princípio, todos os alunos munidos do roteiro de aula prática fornecido pelo docente, foram instruídos em como executar o lançamento correto da esfera de aço na rampa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MRU e MRUV
  • MRU e MRUV
  • Mruv mru
  • Mru e mruv
  • MRU e MRUV
  • MRU E MRUV
  • MRU e MRUV
  • Mru e mruv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!