MOVIMENTOS SOCIAIS

Páginas: 14 (3270 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – VII SEMESTRE
POLO DE FEIRA DE SANTANA-BA
SERVIÇO SOCIAL






MOVIMENTOS SOCIAIS





Análise dos acadêmicos, apresentado como forma de avaliação para a disciplina de Movimentos Sociais do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da tutora a distância Ma. Suzanir Fernanda Maia.FEIRA DE SANTANA
2013







MOVIMENTOS SOCIAIS







Anacieti Aparecida dos Santos Azevedo - RA: 281690
Cristina Silva dos Santos - RA: 266607
Hildes da Silva Gomes - RA: 280371
Luciana Silva de Jesus - RA: 268851






FEIRA DE SANTANA
2013

Movimentos Sociais

Este presente relatório abordará as temáticas conceituais dos movimentos sociais, definidoscomo sendo a reunião de um grupo de pessoas que reivindicam direitos, lutando por mudanças ou melhorias para o seu grupo social, ou seja, é uma ação coletiva de caráter contestador, no âmbito das relações sociais, objetivando a transformação ou a preservação da ordem estabelecida na sociedade ou de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e asorganizações não governamentais (ONGs).
Maria da Glória Gohn conceitua que:
“(...) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas eproblemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.” (GOHN, 2010).

Maria da GloriaGohn faz uma reflexão sobre o tema em seu livro Movimentos social e redes de mobilizações civis, no qual a mesma apresenta um painel temático e histórico das organizações sociais estudadas, um mapeamento das principais ações coletivas, organizadas em movimentos, redes de mobilização ou associações civis da atualidade. Este mapeamento refere às áreas temáticas dos movimentos, os eixos de manifestaçõesque são os problemas sociais e sua contextualização, a localização geográfica, os objetivos programáticos e características das suas redes de mobilização.
A autora ainda faz uma discussão sobre as categorias analíticas, ou seja, as redes e mobilizações sociais, o livro apresenta o universo social das ações coletivas, que são expressas nos movimentos sociais e em redes de mobilizações. Ascategorias analíticas se destacam no debate da sociologia dos movimentos sociais no Brasil e na América Latina.
O contexto atual dos principais movimentos sociais da América Latina é um dos panos de fundo do cenário para discutir suas formas, demandas, identidade que constroem redes que as estruturam, manifestações culturais e políticas sociais a que se articulam.
Segundo Gohn, as ações coletivasatuais são expressões concretas de ressignificação do ideário iluminista, ancorado nos pilares da igualdade, fraternidade e liberdade: “a igualdade é ressignificada com a tematização da justiça social; fraternidade se retraduz em solidariedade; e a liberdade associa-se ao princípio da autonomia- da constituição do sujeito, não individual, mas coletivo”. (Gohn, 2010, p.16).
Este resumo tem porfinalidade contextualizar uma análise dos movimentos sociais enquanto modo de democracia participativa e sua contribuição acerca do desenvolvimento político e da emancipação social.
O Movimento Social, numa democracia pluralista, contextualiza as oportunidades de participação política na vida social de um povo. As questões dos movimentos sociais surgem da problemática das classes sociais advindas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais
  • MOVIMENTOS SOCIAIS
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!