Movimentos Messianos

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Movimentos Messiânicos
Ao abordar o tema movimentos messiânicos, Canudos é o primeiro nome que nos vem à memória. Tamanha foi à proporção que tomou através da divulgação do fato pela imprensa, pela literatura e principalmente pelos estudos dos historiadores. Porém, Canudos não está sozinho neste contexto, pois o messianismo foi uma característica muito comum na área rural do país eprincipalmente no nordeste brasileiro. Várias situações de conflito desta natureza aconteceram, envolvendo o poder constituído local, as forças militares, os beatos, líderes messiânicos e seus seguidores. O movimento sócio-religioso de Canudos, ocorrido entre 1896 e 1897, que ganhou contornos políticos, provocou uma guerra e resultou numa carnificina patrocinada pela política oligárquica dogoverno da república velha vitimando dezenas de milhares de pessoas, é o mais conhecido. Menos conhecidos e ainda pouco divulgados pela historiografia os outros movimentos nos moldes conselheirista ocorreram no sertão da Bahia e do Ceára. Trata-se dos episódios de Pau de Colher e Caldeirão localidades situadas respectivamente no município de Casa Nova região do médio São Francisco no Estado da Bahia eno município de Santa Cruz na região do Crato no Ceará cujo contexto político ocorreu na época . Os movimentos que sacudiram a região da caatinga da Bahia e do Ceará também conhecidos como a Guerra dos Caceteiros (a denominação “caceteiros” se deu em razão de que os militantes do movimento destinados a fazer o trabalho de proselitismo se apresentavam armados de cacetes, pedaços de pau.) No inícioda reação armados de cacete é que eles enfrentaram as forças policiais e voluntários a serviço do Estado. Posteriormente muniram-se com as armas de fogo conquistadas ao inimigo no campo de batalha. Apesar de possuírem similitudes com Canudos e Contestado, o mais interessante são suas particularidades.
O que é messianismo? Messianismo é um termo polissêmico que indica um tipo de eventoconstruído por uma ação histórica e sócio-cultural, lastreado no pensamento de "salvação das almas".
Curt Nimuendaju e Maurício Vinhas de Queiroz foram os primeiros pesquisadores a observar a existência de traços de movimentos messiânicos entre os Ticuna. Segundo eles, houve sete manifestações deste tipo entre estes índios do princípio do século XX até 1961.
O primeiro movimento que se aproxima a ummovimento messiânico, ocorreu em território peruano, no princípio do século XX, quando uma jovem ticuna começou a ter visões e a profetizar, atraindo em torno de si Ticuna tanto do Peru quanto do Brasil.
Como a afluência de índios aumentava sempre mais, Nimuendaju conta que os “civilizados” intervieram, atacando o grupo com armas de fogo, ocasião em que alguns ticuna morreram, outros forammaltratados e a jovem profetisa teve um destino desconhecido (Nimuendaju, 1952: 138).
O segundo movimento ocorreu entre 1930 e 1935 quando um jovem ticuna do lago Cujaru, no rio Jacurapá, chamado Aureliano, começou a ter visões. Os índios lhe construíram uma casa à parte para que recebesse mais facilmente as revelações. Como sua reputação aumentava, reunindo cada vez mais outros índios em torno de si,os “civilizados intervieram novamente e prenderam Aureliano sob o pretexto de que não pagava imposto de uma espécie de violão que fabricava” (Nimuendaju, 1952: 138).
Em razão da precariedade dos dados apresentados por Nimuendaju, não é possível saber detalhes sobre o conteúdo das profecias da jovem ticuna e de Aureliano, nem sobre a real situação dos que os seguiram; igualmente, não se sabe aocerto qual era a identidade dos não-índios que acabaram com os ajuntamentos ticuna, mas, sabendo-se que esses movimentos ocorreram numa época em que o regime do barracão já estava implantado na região é lícito supor que tais ataques foram desfechados por ordem dos proprietários regionais que, como se sabe, usavam de todos os expedientes para impedir a evasão da mão-de-obra dos seringais.
Outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos
  • Movimento
  • Os movimentos
  • movimentos
  • Movimento
  • Movimentos
  • movimento
  • Movimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!