Movimentos Estudantis

Páginas: 10 (2340 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Movimentos
Estudantis
-
Antigamente
&
Atualmente.







Blumenau, 14/07/14.
SUMÁRIO
-Introdução Página 01
-O que é? Página 01
-Associações Página 02
-Principais Movimentos Página 05
-O Movimento Acabou? Página 08
-Conclusão Página 09
-Bibliografia Página 10

Introdução. 01
Neste trabalho iremos falar sobre os movimentos estudantis, Seu principalobjetivo é nos mostrar como podemos conseguir as coisas sem fazer o uso da violência. Com os movimentos do passado conseguimos muitas melhorias que nos ajudam até hoje em nossos dia-dia, direitos conseguidos graças a eles que foram as ruas pedir melhorias.

O que é?
O movimento estudantil brasileiro nasceu em 1710 quando soldados franceses invadiram o território brasileiro, na épocapertencente a Portugal. Eles, entretanto, foram expulsos por milhares de estudantes de conventos e escolas religiosas que os enfrentaram.
Movimento estudantil é um movimento social gerado pelos universitários, em sua maioria, estudantes de ensino superior em seu determinado território.
Atualmente, a atuação estudantil encontra-se fragmentada sem tanto poder de mobilização como antes vista. De acordocom Mesquita, "O movimento estudantil passa por uma crise de representatividades e organicidade que se manifesta na sua intervenção fragmentada e na pouca expressividade entre os estudantes”.
Além disso, a estrutura organizacional das entidades estudantis continua com seus modelos hierarquizados, não contemplando a nova realidade do jovem brasileiro, que demanda novas formas de organização naesfera política.
















Associações que Apoiam os Movimentos Estudantis. 02
OCLAE- Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes.

É a maior entidade dos estudantes na América Latina, todas as entidades nacionais dos países são filiadas a ela. Sua sede fica em Cuba, onde a UNE mantém um representante para levar as lutas e bandeiras dosestudantes brasileiros. A cada dois anos, realiza o CLAE (Congresso Latino Americano e Caribenho dos Estudantes) e atua na defesa da integração dos povos do Continente.
UNE- União Nacional dos Estudantes.

É a entidade que reúne todos os DAs, CAs, DCEs, UEEs executivas de curso e outras organizações do movimento estudantil brasileiro. Defende os interesses dos estudantes, promove campanhasespecíficas e também participa, historicamente, dos principais debates e lutas do país como a defesa da democracia, da educação e do patrimônio nacional. Se organiza basicamente a partir de três instâncias: o Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEG), reunido CAs e DAs de todo o país; o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), reunindo DCEs, UEEs e executivas de cursos e o Congresso da UNE(CONUNE), realizado há cada dois anos reunindo todas as entidades e ainda qualquer estudante que quiser participar de forma independente. No Congresso é eleita à diretoria da entidade, A UNE promove também as Bienais, o Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA da UNE), as caravanas pelo país, entre outras atividades.
UEE- União Estadual dos Estudantes.

Representa os universitários decada estado. Diretamente ligada a UNE, a UEE realiza atividades regionais, de acordo com cada realidade, assim como fortalece a pauta nacional de lutas do movimento estudantil. Realiza congressos a cada dois anos para eleger a nova diretoria e decidir os rumos da sua atuação no estado.
DCE- Diretório Central dos Estudantes.

É a entidade que representa o conjunto dos universitários de umadeterminada universidade. Deve existir nas instituições de ensino que tenham mais de quatro cursos superiores. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas àquela instituição, seus problemas, desafios gerais ou específicos. Promove também atividades culturais, calouradas, e representa o conjunto daqueles estudantes nas UEEs e na UNE. Os DCEs realizam eleições anuais ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento estudantil
  • Movimento estudantil
  • movimento estudantil
  • Movimento Estudantil
  • Movimento estudantil
  • Movimento estudantil
  • Movimento estudantil
  • movimento estudantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!