Movimentos de Massa
-O que é?
O movimento de massa é resultado de uma tendência natural que os materiais possuem de se deslocar no sentido gravitacional, ou seja, descerem, caírem. Esse deslocamento pode ser acelerado por fatores relativos à atividade humana, ou por fatores naturais, que serão descritos ao longo do texto.
-Causas
-1- A natureza dos materiais formadores da encosta
-2- A declividade da encosta e estabilidade da encosta, que contribui para a tendência natural dos materiais de caírem.
-3- A quantidade de água contida nos materiais, relativo a sua porosidade e capacidade de absorção.
A natureza dos materiais e Declividade.
-Um dos fatores relativos a natureza dos materiais é o Ângulo de Repouso, angulação máxima em que um material pode se manter estável. Compostos Inconsolidados como areia e sílte, por exemplo, apresentam um Ângulo de Repouso de 35°, o que significa que a qualquer encosta formada por eles com um ângulo acima deste tem a tendência de desmoronar e formar uma nova com esse valor angular, se estabilizar. Materiais consolidados por sua vez possuem uma força de coesão maior e um Ângulo de repouso maior. IMG1 (Figura 4.7)
Quantidade de Água.
A quantidade a água presente em um determinado material pode influenciar tanto em sua estabilidade como em sua suscetividade a deslizamentos. Um material seco, como arenito seco, pode ter um baixa coesão em entre suas partículas, sendo muito suscetível a deslizamentos, a medida que é umedecido, essa interação aumenta, o deixando mais resistente e estável, porém há um limite, se o material for encharcado, sofre o processo de liquefação, e passa a se comportar como fluido. IMG2 (Figura 02)
-Fatores naturais que resultam em movimento de Massas.
Os fatores que influenciam ou resultam em movimentos de massa de maneira natural, podem tanto ser internos a crosta terrestre como externos, movimentos sísmicos no interior podem afetar regiões mais frágeis e fazerem como que elas cedam. Nos