movimento tropeirista na serra catarinense

724 palavras 3 páginas
Descrever o Movimento Tropeirista Para a Importância do Planalto
Catarinense Tenso Assim a Compreensão da Própria História

RESUMO O planalto catarinense foi local de passagem de muitos tropeiros que com suas comitivas cortavam o planalto para chegar em lugares de comercialização, de produtos coloniais e de animais onde eram de intenso movimento. Por meio desta temática sobre o tropeirismo, ressalta a importância de se conhecer sobre a historia da região do planalto, parra que a partir destes marcos discentes tenham a percepção que todos somos sujeitos históricos, da importância de se conhecer a sua própria historia, seja de seus pais ou avôs.

Palavras-chave: Tropeiros,Movimento.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: O movimento tropeirista denominou-se um grande, forte e importante movimento que mobilizou centenas de homens que mais de dois séculos cortavam o planalto catarinense, os tropeiros viajam para os mas distantes lugares, levando dias, semanas e até meses para chegarem aos seus destinos levando e trazendo mercadorias, levando produtos criolos da região do planalto catarinense como queijo, feijão, milho,charque( carne seca ao sol), e buscando produtos que erm impossíveis de se produzir no planalto devido as condições ambientais tais como remédio, arroz, açúcar, entre outros.
Estes homens precisavam comercializar não somente produtos que eram comuns na região mas também animais como muares e equinos estes eram mas comum nas tropeadas mas também existiam outras de outros tipos, de ovinos, suínos e ate mesmo de aves ( perus). Com suas tropeadas, os tropeiros formaram pequenos vilarejos para seu descanso e hoje formam as atuais cidades dos estados sulinos e configuram o planalto catarinense como Lages, São Jose do Cerrito, Correia Pinto, Ponte Alta, Capão Alto entre outras.
Tornado este movimento muito importante para a História Regional.onde é de extrema importância para se estudar as origens do planalto catarinense, sua atual

Relacionados

  • Santa Catarina
    4984 palavras | 20 páginas
  • Guerra do Contestado para além do Messianismo
    7902 palavras | 32 páginas