Santa Catarina

Páginas: 20 (4984 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
Comidas Típicas
Com uma região litorânea ampla, Santa Catarina possui diversos pratos típicos baseados no consumo de frutos do mar . Além disso, seus pratos são influenciados pela colonização dos portugueses que consumiam esse tipo de alimento e preparavam em caldos e ensopados. Os peixes também são bastante consumidos pelos moradores e os frutos do mar mais admirados e consumidos são alagosta, o camarão, as ostras e os mariscos. 
Pratos
-Marreco com repolho roxo : A cidade de Brusque , em Santa Catarina , realiza anualmente em outubro a Festa Nacional do  Marreco (Fenarreco), onde esse prato é o carro-chefe, acompanhado do tradicional chope.
É feito à base de marreco, marinado com temperos e vinho branco por 24 horas. Depois é cozido até que a carne fique macia (cerca de uma horae meia). Após cozido, o marreco é assado até dourar. Numa panela a parte é refogado repolho roxo com maçã.
O marreco é servido numa assadeira adornado pelo cozido de repolho roxo. O marreco pode ser recheado ou não, dependendo do gosto.
-Bijajica : Trata-se de um bolinho produzido na região do planato serrano de Lages, cujos ingredientes são: polvilho , ovos e açúcar , todos fritos em banha.Danças Folclóricas
PAU- DE- FITA :
A dança do pau-de-fita, no folclore catarinense é apresentada por vários grupos folclóricos, cuja formação é responsável pela diversificação da nossa cultura popular.
De origem portuguesa, encontramo-a associada a dança dos Arcos de Flores e a Jardineira. 
Origem alemã e hispânica, nos grupos folclóricos teutos e das danças típicas do folclorecampeiros.
Alguns historiadores afirmam que esse tipo de dança existia na América antes do seu descobrimento e que os índios mais ainda o incluem em seus costumes.
No Brasil, encontramos a dança do pau de fita em outros estados, como dança de tranças, dança das fitas dança do mastro ou dança das fitas.
Em Santa Catarina, registramo a presença do pau de fita, ainda hoje presente nas festasjuninas.
É uma apresentação das mais lindas do nosso folclore, em grupos de pares de oito a doze, por damas e cavalheiros.
Enumero são os grupos folclóricos que conservam a dança de pau de fita, entre eles os ligados aos CTG, Centro de Tradições Gaúchas.

DANÇA DO VILÃO :

A dança do vilão é um dos folguedos do folclore catarinenses grupo de dança do vilão é constituído de trinta e um componentes,vinte batedores quatro balizadores, cinco músicos um regente e o chefe do grupo.
As batidas dos bastões são rápidas e sincronizadas com giros que os dançadores fazem entre si, movimentando os bastões nos mais diversos movimentos cuja coreografia dá ao todo extraordinária beleza. Encerrando com sete movimentos rapidíssimos chamados de cerradinho, em que os batedores abaixados realizam um dois etrês passos, repetindo o passo inicial.


BOI DE MAMÃO : O folguedo do Boi-de -mamão no folclore catarinense é uma da brincadeira de maior atração popular.
Existe no folclore brasileiro com os nomes mais diversos: Bumba-meu-boi, Boi-bumbá, Boi-pintadinho , Boi-de-reis Boi-de-cara preta Boi-calemba etc...e entre nos o Boi de pano e Boi-de-mamão.
LENDAS E MITOS

ITAGUAÇU : Onde hoje é a praiade Itaguaçu, existia um lindo gramado onde muita gente ia descansar. Um dia as bruxas da região resolveram fazer uma linda festa aos moldes da alta sociedade. O local para o encontro festeiro seria a praia do Itaguaçu, o mais belo cenário da Terra. Todos seriam convidados, os lobisomens, os vampiros e as mulas-sem-cabeça. Os mitos indígenas também compareceram, entre eles estavam os curupiras, oscaiporas, os boitatás e muitos outros. Em assembleia, as bruxas decidiram não convidar o diabo pela razão de seu imenso odor de enxofre e pelas atitudes anti-sociais, pois ele exige que todas as bruxas lhe beijem o rabo como forma de firmar seu odor debochadamente absoluto.



A orgia se desenrolava, quando surge de surpresa o diabo que, entre raios e trovões, raivosamente irritado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santa Catarina
  • Santa catarina
  • Santa Catarina
  • Santa catarina
  • Santa Catarina
  • Santa Catarina
  • Santa Catarina
  • santa catarina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!