Movimento Hippie

Páginas: 9 (2051 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014









MOVIMENTO HIPPIE













ILHEÚS-BA
DEZEMBRO/2012




MOVIMENTO HIPPIE

















Trabalho apresentando a Professora Amanda da disciplina de Gestão Ambiental, pelos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFBA – Ilhéus: Débora, Emanuelle, Rafaela e Tácio.



















ILHEÚS-BA
DEZEMBRO/2012INTRODUÇÃO

O contexto do surgimento do movimento Hippie era de desconforto e inconformismo geral. A guerra do Vietnã, o legado da geração beat e a psicodelia se misturavam com a popularização da pílula anticoncepcional e a formação de uma nova esquerda. Entre os jovens do mundo, e principalmente dos EUA, a sensação era de que algo precisava ser feito, e rápido, para mudar o mundo. Apalavra hippie veio da palavra "hip", que em inglês significa "ligado, atualizado".
O movimento hippie tinha por objetivo rebelar-se contra os valores instituídos pela sociedade e através do descondicionamento, chegar à existência autêntica, embasada pela formação de uma 'nova consciência'.
O movimento hippie nasceu na Califórnia em 1966, e surgiu como contestação da juventude contra a Guerra doVietnã. A invasão americana no Vietnã com a intenção de exterminar o comunismo e fazer valer o capitalismo, consternou a juventude americana cansada e indignada também com a sociedade de consumo. Como forma de chocar jovens estudantes passaram a usar roupas de algodão coloridas, colares diversos, barbas enormes e estilo pouco convencional para o americano comum.
Contudo, as raízes do movimentoHippie podem ser detectadas desde os anos 40, após os final da II Guerra Mundial: após um período de 30 anos com duas guerras altamente destrutivas e uma prolongada depressão económica, começaram a despontar sinais de um forte movimento de contracultura.
Nos café e clubes de jazz juntavam-se para conversar e declamar poesia. Foi destes espaços que emergiram os "Beatniks", caracteristicamentevestidos com roupas informais, os homens de barba, usando óculos escuros a qualquer hora do dia. Usavam frequentemente a expressão "I'm hip". Dizia-se que o seu modo de se expressar era "hip", e havia quem lhe chamasse "Hipsters".
Foram os hippies que trouxeram o movimento dos cafés para as universidades e a universidade de Berkley tornou-se mais conhecida, e também polémica, devido a isto. Porexemplo, em 1964, devido ao Movimento pela Liberdade de Expressão, os responsáveis por Berkley proibiram a distribuição de material de protesto fora dos portões da universidade. Os estudantes recusaram e a polícia foi chamada: a decisão de levantar processos aos estudantes levou-os a ocupar o edifíco principal da universidade. Em Março de 1965 os estudantes da Universidade de Michigan levaram acabo a primeira ação com o objetivo de mostrar que a guerra do Vietnam era imoral e que os EUA a deveriam abandonar.
O movimento estudantil contestava injustiças sociais tais como o racismo, a pobreza, inferioridade direitos das mulheres, a falta de liberdade de expressão. A guerra do Vietnam começou gradualmente a ser contestada. Os protestos e manifestações tornaram-se frequentes,por vezes em confrontação com a polícia. Os incidentes mais graves ocorreram na Universidade de Kent, onde a Guarda Nacional disparou sobre manifestantes, matando quatro estudantes.
As questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades. Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-libertárioou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduísmo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas extremistas e totalitárias. Eles enxergavam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento hippie
  • Movimento Hippie
  • Movimento Hippie
  • Movimento hippie
  • Movimento Hippie
  • Movimento Hippie
  • movimento hippie
  • O Movimento Hippie

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!