Movimento Harmonico

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015






























Título da experiência: Movimento Harmônico Simples
Objetivos:
Estudar o movimento Harmônico Simples em suas diversas formas.
Identificar a expressão analítica para operíodo T da oscilação.

Introdução:
 Na vida cotidiana, os movimentos harmônicos são bastante frequentes. São exemplos disso os movimentos de uma mola, de um pêndulo e daspartículas de ar atravésdas quais se propaga o som. Cada um desses movimentos oscilatórios realiza movimentos de vaivém em torno de uma posição de equilíbrio, e são caracterizados por um período e por uma frequência. O períodoé o tempo que o objeto gasta para realizar uma oscilação completa (ou seja, um movimento completo de ida e volta) e a frequência é o número de oscilações na unidade de tempo.Os movimentos que se repetem no tempo são representados por funções periódicas no tempo. No sistema massa-mola (constituído por um corpo de massa m ligado a uma mola elástica ideal de constante de elástica K e assente num planohorizontal, sobre o qual se pode deslocar sem atrito), na oscilação da mola, a velocidade anula-se nas posições extremas e é máxima ao passar pela posição central. É um movimento variado, mas nãouniformemente variado, pois a aceleração não é constante, variando de ponto a ponto na trajetória da mola.

A mola exerce sobre o corpo uma força cujo módulo é diretamente proporcional ao módulo daelongação do corpo (afastamento do corpo em relação à posição de equilíbrio)e o seu sentido é tal que esta se opõe ao afastamento da partícula da posição de equilíbrio.
A lei do movimento (equação daposição em função do tempo) de um corpo que executa um MHS escreve:

Parte experimental (1) : Dependência da amplitude com o período T

Material Necessário:
→ 1 mola
→ Apoio de sustentação
→ 1 balança→ 1 apoio para peso
→ 1 peso

Montagem:
Verificou-se a massa para o apoio de sustentação (7 gramas) e em seguida posicionou-se o mesmo no extremo de uma mola, colocando-se o peso de 50 g na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento Harmônico
  • Movimento Harmonico
  • movimento harmonico
  • movimento harmonico
  • Movimento Harmônico
  • Movimento Harmonico simples
  • Movimento harmônico simples
  • Movimento harmonico simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!